Nível do Paraibuna alcança quase o triplo do volume normal

De acordo com dados da Prefeitura, volume da água subiu de 2,92m para 3,76m em 24 horas


Por Gabriel Magacho, estagiário sob supervisão da editora Rafaela Carvalho, e Leticya Bernadete

10/01/2023 às 18h04- Atualizada 10/01/2023 às 20h46

O transbordamento do Rio Paraibuna, na altura do Bairro Distrito Industrial, Zona Norte, na tarde desta terça-feira (10), levou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a interditar o trecho conhecido como Acesso Norte. A medida foi realizada por questões de segurança, tendo em vista que, em 24 horas, entre segunda e terça, o nível do Rio Paraibuna subiu 84 centímetros, chegando a 3,76 metros às 16h30 da tarde desta terça, de acordo com dados extraídos da Estação Hidrológica do Rio Paraibuna, mantida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O número representa um valor três vezes maior ao nível médio de água encontrado no Paraibuna em dias normais, que varia entre 1,30m e 1,70m, de acordo com a Defesa Civil de Juiz de Fora. Com a previsão de que a instabilidade atmosférica e as pancadas de chuva permaneçam ao longo de toda a semana, o volume do rio corre o risco de aumentar, provocando inundações.

Veja a comparação das imagens do Cemaden:

PUBLICIDADE

 

 

LEIA MAIS:

Defesa Civil registra mais de 20 ocorrências nesta terça

A Defesa Civil de Juiz de Fora registrou 24 ocorrências entre a noite desta segunda-feira (9) e até por volta de 16h30 desta terça (10). Os incidentes aconteceram em virtude das chuvas que atingiram o município. Conforme o órgão, o pluviômetro instalado no Centro de Juiz de Fora contabilizou 42,12 milímetros de chuva nesta terça. Este número representa cerca de 13% de toda a chuva que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para janeiro, de 322,1 milímetros.

Em diversos pontos da cidade, a Defesa Civil registrou 13 ocorrências de escorregamento de talude. Elas aconteceram no distrito de Chapéu D’uvas e nos bairros Santa Rita, Jardim Natal (2), Filgueiras, Monte Verde, Linhares, Monte Verde, Borboleta (2), Granjas Bethel, Granjas Bethânia e Parque Independência.

No Francisco Bernardino, em Santa Luzia e em Santa Efigênia, o órgão atendeu chamados de ameaça de escorregamento. Já em Santa Luzia, houve uma ameaça de desabamento de muro de divisa e, no Sagrado, ameaça de desabamento de muro de contenção.

Ainda houve um desabamento de muro de divisa no Esplanada, trinca em parede nos bairros Santa Rita e Bandeirantes e trinca em piso no Milho Branco.

O conteúdo continua após o anúncio

*Anteriormente, o título desta matéria dizia que o nível do Rio Paraibuna teria triplicado em 24 horas. Entretanto, o correto é dizer que o volume do rio alcançou o triplo do volume normal. A informação foi corrigida às 20h45 de 10/01/2023

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.