Juiz de Fora fica em 46º lugar em ranking de cidades para viver, visitar e investir
Na pesquisa Brasil City Brand, município só perde para Contagem, Uberlândia e Belo Horizonte, entre as maiores do estado
Em pesquisa realizada pela Bloom Consulting e divulgada este mês, Juiz de Fora se enquadra na 46º posição dentre os cem maiores municípios do país, considerando três fatores: investir, visitar e viver. Já entre os maiores municípios mineiros analisados no estudo “Brasil City Brand Ranking”, o município ocupa o quarto lugar, atrás de Contagem (34º), Uberlândia (21º) e Belo Horizonte (9º).
“Nosso estudo não indica qual a melhor cidade para viver, visitar ou investir, mas sim a performance das marcas das cidades nesses quesitos, ou seja, é um ranking de ‘City Brand’. Trata-se de um estudo diferenciado e com algoritmo próprio, uma vez que ele não possui variáveis qualitativas ou de opinião, focando exclusivamente em ‘hard data’, ou seja, dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos cem municípios mais populosos brasileiros de forma tangível e realista”, explica o sócio e diretor global de Placemaking da Bloom, Caio Esteves.
“Nosso algoritmo é composto por três variáveis base. Na primeira, são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes econômica, social e turística, considerando-se dados recentes provenientes de fontes oficiais. A segunda variável consiste na análise empreendida através da nossa ferramenta chamada ‘Digital Demand’, que avalia todas as pesquisas on-line realizadas nos principais motores de busca, ajudando assim a entender a procura proativa existente nos municípios analisados. Por fim, a terceira variável consiste na performance dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais”, descreve.
Captação de investimentos
Dentre os 32 municípios brasileiros com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, Juiz de Fora figura atualmente no 22º lugar. A colocação da cidade também é parecida ao analisar os municípios do Sudeste brasileiro, com JF ficando elencada na 23ª posição.
Na visão de Esteves, o posicionamento dos municípios pode refletir quais devem ser os próximos passos a serem adotados pelos gestores públicos, diante da adoção de novas estratégias que permitam inserir as cidades em contextos que venham a beneficiá-las em um futuro próximo. Desta forma, seria possível também avaliar a eficiência dos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.