JF Imperadores disputa o Mineiro de Flag Football neste fim de semana

Equipe juiz-forana foi terceira colocada no Estadual do ano passado; jogador vê modalidade como mais inclusiva e democrática


Por Tribuna

09/12/2022 às 07h00

Com vaga na elite do Brasileirão de Futebol Americano em 2023, após se sagrar campeão da segunda divisão em outubro, o JF Imperadores também segue sua trajetória no flag football e irá disputar o Campeonato Mineiro da modalidade 5 x 5, que acontece neste fim de semana, na cidade de Monte Santo, no Sul de Minas. A equipe viaja nesta sexta-feira (9) com 12 atletas. O evento é chancelado pela Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa).

Derivado do futebol americano, o esporte é cotado para fazer parte dos Jogos Olímpicos em um futuro breve. O objetivo dos cinco jogadores de cada equipe consiste em avançar com a bola pelo território adversário e alcançar a end zone (zona final) para marcar touchdowns. A principal diferença é que no flag não é preciso derrubar e nem atingir o adversário para o “tackle”, parando uma jogada e impedindo o seu avanço: basta retirar uma das fitas que os atletas usam presas na cintura.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente do JF Imperadores, Marcos Nogueira, a projeção é de que o time volte a concorrer a uma vaga entre os melhores do torneio. “Ano passado também jogamos e ficamos com a terceira colocação. Esperamos conseguir mais uma vez um bom resultado para fechar a nossa temporada com chave de ouro”, declara o presidente.

Atletas da equipe de flag do JF Imperadores (Foto: Tiago Munden)

O Mineiro

A competição irá contar com oito equipes, divididas em dois grupos. O JF Imperadores está no grupo “Edson Arantes do Nascimento” e enfrentam na primeira fase America Locomotiva, Golden Lions e Siderurgica de São João Del Rey. Na outra chave, a “Alzira Reis”, estão Cruzeiro, Uberlândia Lobos, Montes Claros Bats e Monte Santo Highlanders. As partidas do campeonato serão transmitidas pelo Youtube.

Para o atleta do JF Imperadores, Marcelo Coelho, que disputou a competição também no ano passado, a modalidade é inclusiva e democrática. “Como não são necessários todos aqueles equipamentos de proteção do futebol americano, o flag acaba sendo um esporte de investimento bem menor, tornando-se assim uma boa forma de se introduzir ao esporte”, avalia o jogador.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.