Tribuna estreita relacionamento com leitores no ‘Café com a Redação’
Iniciativa tem como objetivo compreender demandas e expectativas em relação ao jornal
Com o objetivo de buscar maior aproximação com os leitores de Juiz de Fora e entender suas expectativas em relação ao jornalismo na atualidade, a Tribuna de Minas promoveu a primeira edição do “Café com a Redação”. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (6) e reuniu um grupo de leitores na sede do veículo, localizada no Bairro Estrela Sul, Zona Sul de Juiz de Fora. A ideia é que as conversas ocorram mensalmente, a fim de promover diálogos sobre o jornalismo profissional a partir das impressões dos consumidores de notícias.
A maior abertura para discussões envolvendo o jornal foi citada pela leitora Maria Aparecida Vieira Loyola como um dos pontos que mais chamam a atenção na iniciativa. “É uma empresa que preza e quer saber o que pensamos, o que achamos”, conta. “Eu vou sair daqui com uma impressão melhor ainda do que eu tinha da Tribuna, com mais confiabilidade, porque isso é importante termos no jornal.”
Para Flora Maria de Mattos, de 88 anos, o encontro possibilitou ir além de espaços tradicionais como “carta do leitor”, já que amplia esse diálogo. “É uma forma de tornar o jornal mais próximo do leitor. O leitor vai dizer o que ele quer encontrar, o que ele quer ler. Isso eu acho muito interessante.” Valmir José do Vale, que também esteve presente no encontro, apontou que sentia falta de um contato mais pessoal com o veículo, o que foi recuperado por meio da iniciativa. “Acho a proposta inovadora e tem seu valor”, conta.
Novo caminho
De acordo com a diretora-presidente da Tribuna de Minas, Suzana Neves, a iniciativa propõe criar uma aproximação com os leitores a fim de entender suas demandas em relação ao jornal, de forma que o veículo possa se alinhar com as expectativas. “Acredito que nós fizemos história até aqui – são 41 anos -, mas acho que, daqui em diante, precisamos de um novo caminho”, diz. “A visita dos leitores trará muita coisa positiva e produtiva para construir esse novo caminho.”
Como apontado por Suzana, o primeiro encontro mostrou que os leitores esperam conteúdos que valorizem o município de Juiz de Fora e resgatem sua memória afetiva. “São conteúdos especiais e diferenciados, e hoje temos uma equipe muito preparada e estruturada para entregar isso para o leitor.”