De todos e para todos: Festicidi começa nesta quinta
Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade vai contar com mais de 30 atrações gratuitas no Centro de JF
Começa, nesta quinta-feira (8), o Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicidi): evento com mais de 30 atrações gratuitas e que vai ocupar os principais pontos da região Central de Juiz de Fora, com cinema, shows, feiras e oficinas, entre outros. A ideia é propor um olhar aprofundado sobre a cultura da cidade e facilitar a troca entre as produções locais com as de outras regiões, tanto do Brasil quanto do mundo todo. O Festicidi vai contar com a presença do diretor e fotógrafo franco-argelino Hassane Mezine e do músico Otto, que fará show no sábado (10).
O festival tem programação voltada para quatro espaços importantes para a cultura de Juiz de Fora: Praça da Estação, o Cine-Theatro Central, o Cine Alameda e o Museu Ferroviário. Mas é na Praça na Estação onde as principais atividades vão acontecer. Isso porque a organização transformou o cartão postal em uma aldeia. Ugo Soares, cineasta e presidente da Associação Cultural Cine Fanon, um dos organizadores do Festicidi explica essa ideia: “A aldeia mundo surge como um espaço multiuso, criado para encurtar distâncias, aproximar pessoas e ideias, conectar tribos, fortalecer os elos da comunidade. A ideia é fazer do local um espaço onde tudo aconteça em comum”.
Três mostras cinematográficas compõem o evento: uma que aborda a cultura negra, outra, as pessoas LGBTQIAP+, e, por fim, mais uma voltada à cultura indígena. Ugo conta que Hassane Mezine fez parte da curadoria e facilitou o processo de trazer filmes de outros países para serem exibidos. Ele, inclusive, vem lançar o filme “Fanon, Ontem e Hoje” (Fanon hier., aujourd’hui), na sexta-feira (9), das 17h às 21h, no Shopping Alameda.
Para aproximar as culturas, o Festicidi vai homenagear Pernambuco, no Museu Ferroviário. Lá, acontecerá a exposição “Encantos do Brasil, Xilogravuras e Cultura Popular”, do artista, escritor, poeta e professor nordestino Pedro Antônio de Lima Santos. Haverá ainda um espaço imersivo com TV que irá exibir, em looping, vídeos da Secretaria de Cultura de Pernambuco com manifestações culturais do estado. Também é de Pernambuco a principal atração musical, o Otto, que fará show no sábado (10), na Praça da Estação.
Várias oficinas serão ofertadas, e as inscrições podem ser feitas através do link disponível do Instagram do Festicidi (@festicidi.jf). Além disso, com o intuito de valorizar a economia criativa, na parte externa do Museu Ferroviário, vai acontecer a Feira da Diversidade. Serão 25 barracas com diversos produtos. Ugo aponta que a proposta é apresentar a produção da cidade e valorizar esses artistas. Ele finaliza: “A nossa ideia com o Festicidi é construir um novo futuro onde todos e todas estejam incluídos”.
Confira a programação completa
Quinta-feira (8)
Cine-Theatro Central
18h – Recepção dos convidados
18h30 – Espetáculo de abertura – direção do professor André Pires
19h – Apresentação do vídeo institucional do festival e de seus realizadores.
19h10 – Conferência de Abertura
Convidados: Margarida Salomão, Ugo Soares, Giane Elisa, Hassane Mezzine (França), Edmilson Pereira, Julia Khatarine (São Paulo), Adenilde Petrina e Avelin Kmbiwá (Lider indígena de BH), Marcus David (UFJF).
21h30 – Agenda noturna
Sexta-feira (9)
11h30 – Inauguração da Aldeia Mundo (Praça da Estação)
Convidados: Secretariado da PJF, dirigentes do MST, Economia solidária e liderança indígena Kambiwá.
12h – Inauguração da Estação Pernambuco com exposição de Pedro de Lima. (Museu Ferroviário)
12h às 14h – Aldeia Fan Festival – Jogo da Copa – telão LED com exibição do jogo
intercalado com atrações artísticas e musicais.
14h às 17h – Sil Andrade, Laura Conceição + Slam de Perifa
17h às 21h – 1ª Mostra de Cinema da Diversidade – Temática Negra e Latina e lançamento nacional do filme Fanon Ontem, Hoje. Do diretor franco-argelino Hassane Mezine, com comentários do diretor. (Cine Alameda). Neste período a Aldeia estará aberta, mas somente para compras e consumo de bebidas e alimentos. Sem música ao vivo, som por conta do DJ convidado.
21h às 23h30 – Shows na Aldeia – Hugo schetino + Ingoma.
23h30 – Agenda noturna – casa parceira – Estação Cultural, Silvana Marques.
Sábado (10)
9h às 12h30 – Oficina de roteiro inclusivo e escrita criativa com a atriz, roteirista e cineasta paulista Julia Katharine. (Museu Ferroviário).
10h às 12h30 – Seminário Afro-latino-americano-caribenho de cinema e pensamento anticolonial com Renata Dorea; Carlos Reyna (UFJF); Hassane (França) Ugo soares (CineFanon) e Walli Fall (Cinemawon – Martinica).
12h às 17h – Show na Aldeia Mundo: Banda Valla, Raultopia, Soul do Meio, Forro Sagarana, As Ruths, Samba de Colher. (Praça da Estação)
14h às 16h – Seminário “Religiões de Matriz Africana e o Acolhimento a Todas as Formas de se Amar-relacionar”. (Museu Ferroviário).
17h às 20h – 2ª Mostra de Cinema da Diversidade – Mostra JF em Trans’e – filmes e documentários com temática LGBTQIA+ com comentários da atriz, roteirista e cineasta paulista Julia Katharine e roda de conversa com os diretores Rodrigo Medsan e Ricardo Martins. (Museu Ferroviário).
20h às 23h – Shows na Aldeia – Eminência Parda + Otto + DJ Rosa Martins.
23h30 – Agenda noturna – casa noturna parceira.
Domingo (11)
9h às 12h30 – Oficina de roteiro inclusivo e escrita criativa com a atriz, roteirista e cineasta Julia Katharine.
11h às 12h – Ato plurirreligioso (ecumênico) – Escadarias da Câmara Municipal.
12h às 13h – Concentração e saída do cortejo com grupos Muvuka e Pisa Ligeiro (grupo de 30 mulheres do MST que tocam com enxadas) + grupos das diversidades. Circuito Parque Halfeld-Aldeia.
13h às 13h30 – Início das atividades de encerramento da Aldeia – Falas de agradecimentos, apresentação de dados sobre o evento e divulgação do restante da programação do domingo.
13h30 às 14h30 – Grupo Flora Brasilis
14h30 às 16h – Sandra Portela com participação de Mamão.
17h às 20h30 – 3ª Mostra de Cinema da Diversidade – Temática indígena. Com a presença de diretores e estudiosos do tema para comentar os filmes (Museu Ferroviário).
20h30 a 21h30 – Encerramento oficial do 1º FESTICIDI, entrega dos troféus –
Capivara de Ouro. (Museu Ferroviário).