Bom Pastor/Buscapé, São Bernardo e C.F. Prof. Guilherme vencem Zona da Mata Cup de Futsal
Torneio ocorreu no Sport Club JF e nível apresentado nas quadras foi elogiado por técnico campeão
Se há alguns anos, o cenário do futsal feminino em Juiz de Fora era tímido, nas últimas temporadas a modalidade ganhou força. Seja pelo exemplo da juiz-forana Marina Loures, tricampeã da Liga Gaúcha pelo Celemaster, ou pelo crescente número de campeonatos que atualmente acontecem na cidade. Um deles foi o Zona da Mata Cup, realizada no último fim de semana, no Sport Club, nas categorias sub-15, sub-17 e adulto. No duelo das meninas mais novas, o São Bernardo Futsal se sagrou campeão após vencer o C.F. Prof. Guilherme na final por 2 a 0. Já no sub-17, o C.F. Prof. Guilherme levou o ouro com a vitória de 3 a 1 nos pênaltis contra Rio Pomba, após empate em 3 a 3 no tempo normal da decisão. E reeditando a final da Copa Prefeitura Bahamas deste ano, o Clube Bom Pastor (CBP)/Buscapé enfrentou o Alpha/Biquense no adulto e novamente o time de Juiz de Fora superou a equipe de Bicas, dessa vez por 4 a 2.
No adulto, a Zona da Mata Cup foi dividida em dois grupos, com três times em cada: Clube Bom Pastor/Buscapé, Alpha/Biquense e Vila Cruz em um, e Sport, Rio Pomba e Lastuf no outro. Os dois melhores de cada chave avançaram e fizeram a semifinal. O Alpha/Biquense, líder do grupo após vencer o Villa Cruz e empatar com o Clube Bom Pastor, ganhou da equipe de Rio Pomba na semi. Do outro lado, Clube Bom Pastor/Buscapé bateu o Sport e encaminhou vaga na decisão.
Segundo o técnico campeão pelo CBP, Jean Albuquerque, a decisão foi equilibrada, assim como os últimos jogos entre as equipes. “Abrimos 2 a 0 e elas diminuíram para 2 a 1. Fizemos o terceiro e o quarto, e elas descontaram novamente, mas vencemos por 4 a 2”, conta. “Temos uma rivalidade muito grande com elas dentro de quadra. Sempre é difícil. Tanto é que empatamos na fase de grupos. Essa disputa faz com que a gente só fortaleça o grupo e o trabalho”, avalia o treinador.
Duas jogadoras da equipe vencedora também ganharam prêmios individuais na Zona da Mata Cup. Renata Chaves, a Renatinha, foi a goleira menos vazada. Já Fernanda Almeida levou o troféu de destaque da competição. Kelly Cristina, do Alpha/Biquense, foi a artilheira.
Ainda conforme o técnico, a competição foi de alto nível em todas as categorias. Isso faz com que a crença na sequência do crescimento de rendimento na cidade e região continue por muito tempo. “As meninas mais novas mostraram muita qualidade também. Juiz de Fora vai ter continuidade nos trabalhos que já existem do adulto. Não vai chegar daqui dois ou três anos e parar”, acredita Jean.