Coral da UFJF comemora aniversário com apresentação no Central

Espetáculo “Já que sou… RESISTO” vai ser apresentado nesta quarta e quinta com entradas gratuitas


Por Tribuna

30/11/2022 às 07h00

O espetáculo traz um repertório brasileiro variado, além das músicas arranjadas pelo coral já conhecidas pelo público (Foto: Divulgação)

Nesta quarta (30) e quinta-feira (1), às 20h, o Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) faz sua tradicional apresentação de final de ano, no Cine-Theatro Central, após dois anos de hiato em decorrência da pandemia. A ocasião é ainda uma oportunidade para comemorar os 56 anos de atividades ininterruptas do grupo, já que, mesmo com o distanciamento, o coral seguiu realizando suas atividades de maneira virtual. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na recepção do teatro das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h30.

Com o nome de “Já que sou… RESISTO!”, o espetáculo traz um repertório brasileiro variado. O intuito é, ainda, trazer uma síntese do que a humanidade viveu nesses dois anos, colocando em foco as diversas questões que afligiram os brasileiros, desde a fome aos preconceitos. Além das músicas arranjadas pelo coral já conhecidas pelo público, como “Comida”, dos Titãs, e “Olhos coloridos”, de Macau, novas canções foram incluídas. Uma das novidades é “A queda”, conhecida na voz de Gloria Groove. Eles vão aproveitar ainda para lançar o novo coro da música “Balada do louco”, de Arnaldo Baptista e Rita Lee, que ganhou um vídeo que, em breve, estará disponível nas plataformas digitais junto com os outros cinco coros produzidos durante a pandemia e já disponíveis.

PUBLICIDADE

Os 56 anos no Coral da UFJF vêm com renovação. Quase metade dos 27 cantores que compõem o grupo foram agregados durante e após o período de pandemia. Além disso, o corpo técnico traz mudanças: Ana Sukita, ex-coralista, se tornou responsável pela regência, enquanto Michelle Flores, que também integra o time de sopranos, faz agora também a preparação vocal. A direção geral do grupo agora é do professor Rodolfo Valverde, do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF).

Para coroar o “Já que sou… RESITO!”, uma série de artistas foram convidados para dividir o espaço do palco do Cine-Theatro Central. O Ingoma, grupo já parceiro do coral, enche os arranjos com seus tambores. A poeta Laura Conceição soma na voz. Já a performer Caroline Gerhein e os bailarinos David Cirilo e Sibelle Bento enchem o palco com a dança.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.