.com ou .com.br: Qual extensão de domínio eu devo usar?

Apesar de muitas pessoas pensarem que eles são completamente iguais, a simples presença das letrinhas “br” no final já faz a diferença entre os dois

Por Marketing e Negócios

24/11/2022 às 11h39 - Atualizada 24/11/2022 às 11h39

Foto: Pexels

Domínio .com ou domínio com br? Eis a questão! Apesar de muitas pessoas pensarem que eles são completamente iguais, a simples presença das letrinhas “br” no final já faz a diferença entre os dois.

Será que a extensão .com.br é a melhor? Quais as vantagens da .com? Quando devo utilizar uma e quando devo usar outra?

PUBLICIDADE

Tais perguntas são normais na hora de criar um site, registrar um domínio e se deparar diante das duas extensões.

Hoje em dia o domínio .com.br e o .com são as mais utilizadas no Brasil, ainda que seja possível optar por qualquer outro em uma lista quase infinita.

O principal motivo é a familiaridade, pois as pessoas em geral já estão habituadas a acessar sites que possuem uma dessas duas extensões.

Mas para sanar dúvidas sobre eles e qual você deve usar, vale dar uma conferida nos tópicos a seguir.

Anatomia de um domínio – A importância da extensão

Já não é segredo sobre qual é a utilidade de um domínio. Ele é o nome e o endereço que vai permitir o acesso aos conteúdos de uma loja, aos alunos de uma universidade ou ao público de qualquer organização que atue na internet.

De forma geral, o domínio é o endereço eletrônico de uma empresa ou um determinado projeto na web. Ele, normalmente, é o primeiro elo de contato entre o usuário e o conteúdo.

Por essa razão, o domínio é tão importante para garantir a presença digital, seja de um negócio ou até mesmo de um grupo de pessoas ou projetos.

Todo nome de domínio é composto por uma extensão que consiste basicamente naquelas últimas letrinhas que aparecem no final. Também chamada de TLD (Top Level Domain), uma extensão pode ser “.gov”, “edu”, “org” e os já famosos “.com” e o “.com.br”

O tipo de site, de conteúdo e o público para o qual esse site é destinado vai ajudar a definir qual é a extensão mais adequada, pois hoje em dia há diferentes opções que são interessantes e adequadas para os mais diversos tipos de projetos na internet.

Foto: FreePik

Domínio .com.br e o domínio .com – Conheça cada um deles

O domínio .com.br e o .com são os mais utilizados no Brasil. O .com, por exemplo, é uma das extensões mais antigas e conhecidas. Ele surgiu em meados da década de 80 e, praticamente, a história da internet com a conhecemos hoje se confunde com ele.

O domínio .com pode ser usado para qualquer tipo de site, seja um site institucional, um blog ou até mesmo uma loja virtual. Ele também combina com qualquer segmento de negócio, desde lojas, indústrias e pequenos projetos.

Além disso, o .com não se limita ao Brasil e pode ser utilizado em outros países, tornando- se um TLD ainda mais abrangente e conhecido.

Mas quando o assunto é uma extensão para sites e projetos na web destinados ao público brasileiro, o domínio .com.br é o mais lembrado e usado.

Hoje em dia ele é utilizado por empresas e pessoas dos mais variados setores, sendo uma extensão de fácil identificação, algo fundamental para qualquer empreendimento.

O domínio .com.br surgiu em 1989 para uso da internet em ambiente acadêmico. Com o passar do tempo e com a internet se consolidando em nosso dia a dia, ele rompeu os limites da academia e é amplamente difundido.

As principais diferenças entre o domínio .com e o .com.br

Como você viu, o .com possui um perfil mais universal, enquanto o domínio .com.br é voltado mais para o Brasil. Contudo, há ainda outros detalhes que os tornam distintos, como, por exemplo, os preços para registro, bem como algumas regras de domínio.

Quando o assunto é popularidade, o .com sai na frente, pois ele vai além das fronteiras do Brasil e pode ser usado em outros países.

Vale também destacar que tanto o .com quanto o .com.br exigem o pagamento de uma taxa para que sejam devidamente registrados. Além disso, é necessário renová-los durante determinados períodos de tempo.

A respeito das regras, o .com é bem flexível. Ele pode ser registrado tanto por pessoas físicas ou jurídicas na maioria dos países. Por outro lado, o domínio .com.br pode ser registrado apenas por pessoas físicas e jurídicas legalmente representadas ou residentes no Brasil.

O conteúdo continua após o anúncio

Quanto ao preço, o .com pode ser cadastrado em qualquer entidade que realize o registro de domínios. Por ser uma extensão de alcance internacional, a cotação do dólar influencia o seu valor e ele normalmente é mais caro que o domínio .com.br.

Foto: FreePik

Quando escolher o domínio .com.br

Conhecendo bem as diferenças, já se torna mais fácil ter uma noção sobre qual escolher. Entre os principais critérios, você deve levar em consideração:

  • Preço e renovação mais em conta
  • Otimizar o SEO local
  • Ideal para projetos no Brasil

Sendo assim, em termos de economia a longo prazo ele é mais vantajoso, justamente por apresentar preço inferior ao .com.

Quanto ao SEO, o site que possui o .com.br pode ganhar destaque nas buscas locais. Inclusive, marcas famosas internacionalmente, como a Nike, por exemplo, utilizam essa extensão para abranger o público brasileiro.

No entanto, a questão do domínio e sua extensão não é um fator oficial de ranqueamento favorável nos buscadores como o Google, assim como ter algumas palavras-chave na sua composição. Essa informação foi afirmada por John Mueller, que coordena os trabalhos sobre as Pesquisas do Google.

Além disso, quem tem um empreendimento ou projeto voltado exclusivamente para o público brasileiro, tem o .com.br como melhor alternativa de extensão, pois permite que os usuários se identifiquem mais facilmente com ele.

Quando escolher o .com

O .com também possui as suas particularidades. Ele é mais vantajoso em algumas situações, tais como:

  • Privacidade de domínio
  • Nome mais curto
  • Alcance de público

O .com é a única extensão que permite ocultar os dados do proprietário diante de consultas públicas no Whois.

Ele também proporciona um endereço eletrônico mais curto, sendo um recurso fundamental para ter um domínio fácil de ser lembrado e que ainda promove uma melhor experiência de usuário.

Outro ponto que merece destaque é o fato dele ser a opção mais viável para projetos que visam alcance internacional.

Conclusão 

Tanto o domínio .com.br e o .com apresentam vantagens. E isso vai depender do tipo de site, dos seus objetivos, do conteúdo a ser apresentado e do perfil de público que você pretende contemplar.

Ambas as extensões são as mais utilizadas e lembradas atualmente no Brasil, sendo adequadas para diferentes propostas de projetos.

Portanto, avalie o seu tipo de empreendimento na web e escolha aquela extensão que mais se adapta com os propósitos e objetivos gerais do seu negócio.

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também