IF Sudeste abre inscrições para curso gratuito de empreendedorismo feminino

Curso promove aprendizado sobre gestão e desenvolvimento de habilidades de liderança e autoconfiança; inscrições vão até dia 3 de dezembro


Por Leticia Lapa

22/11/2022 às 11h26

Começa nesta quarta-feira (23) as inscrições para curso gratuito dedicado ao empreendedorismo feminino, o projeto de extensão “Coworking Feminino – Me Conecta”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Até dia 3 de dezembro, moradoras de Juiz de Fora, maiores de 18 anos e com uma ideia de empreendimento a ser desenvolvida podem se inscrever através de formulário online. Com duração de 6 meses de curso, a primeira turma vai contar com 12 vagas de início e ensino de forma presencial no Campus JF, na Rua Bernardo Mascarenhas, 1283, Bairro Fábrica. 

As aulas vão ocorrer às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, tendo início no dia 10 de janeiro de 2023. Segundo o edital, o resultado das inscrições será divulgado no dia 17 de dezembro. Também por meio dele, é possível acessar o cronograma e informações sobre o projeto, como o requisito de enviar um vídeo de 3 minutos com a proposta da sua ideia de negócio empreendedor, para concorrer à vaga.  Ainda, as candidatas não podem possuir nenhum cadastro de pessoa jurídica ativo.

PUBLICIDADE

Empreendedorismo feminino:  benefícios para a família e a sociedade

A coordenadora do projeto “Coworking Me Conecta”, professora Annik Passos Marôcco, explicou sobre o que é empreender e a sua importância, ainda mais em um cenário economicamente instável, pós-pandêmico. Segundo a professora, empreender consiste em uma pessoa estar motivada para criar e implementar algo, que de alguma forma vai beneficiar um segmento, comunidade local ou a sociedade como um todo.

Além disso, ela evidencia que o empreendedorismo feminino promove ganhos em várias áreas, como a melhora do padrão e qualidade de vida para as mulheres, consequentemente, para a sua família também e o desenvolvimento de negócios inovadores. 

Para as empreendedoras que estão à frente de empresas, inúmeros benefícios são gerados com o conhecimento especializado, como a conquista de um posicionamento de negócio  forte no mercado.

“Incentivar as mulheres a criarem os seus próprios negócios, consiste no ato de ingressá-las ou até mesmo, fortalecê-las em um determinado ramo no mercado local e ajudá-las a vencer preconceitos de desempenho inferior ao dos homens”, explica a coordenadora do projeto. Annik evidencia que o projeto visa capacitar as mulheres com um ensino básico, mas amplo na gestão do negócio, de tal forma, que possam iniciar as atividades empreendedoras sozinhas ou com uma equipe pequena. 

O curso vai contar com aulas sobre diferentes áreas de gestão e empreendedorismo e ‘mentorias’ individuais, que vão proporcionar às alunas o desenvolvimento de habilidades como liderança e autoconfiança. “Capacitar e ingressar as mulheres na carreira empreendedora consiste acima de tudo, na transferência de conhecimento sobre a gestão e administração de uma empresa que pratique a inovação nos modelos de negócios, para possibilitar que as empreendedoras se tornem mais competitivas frente aos seus concorrentes”, finaliza a coordenadora.

Segundo o IF Sudeste, caso existam dúvidas, é possível entrar em contato por meio do número (32) 98506-4839 ou pelo endereço de e-mail coworkingmeconecta@gmail.com. Todas as ações do programa também serão divulgadas pelo perfil no instagram @meconecta_cwk.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.