Final da Liga X: Superliga de xadrez escolar tem inscrições até esta quarta

Decisão da temporada da Liga X irá reunir alunos-enxadristas que obtiveram destaque ao longo das etapas em 2022


Por Bruno Kaehler

18/10/2022 às 18h45- Atualizada 18/10/2022 às 18h58

A partir das 13h deste sábado (22), no Colégio Academia, no Centro, ocorre a Superliga X, a decisão da 12ª temporada da Liga X de xadrez escolar de 2022, um dos principais eventos do país na modalidade com alunos-atletas e que contou com centenas de participações de enxadristas de Juiz de Fora e região em cinco etapas. A final deverá reunir os 150 maiores pontuadores ao longo das competições no ano, pelas categorias sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-18 e livre tanto no feminino quanto no masculino.

As inscrições permanecem abertas até esta quarta-feira (19) e podem ser feitas pelos alunos-atletas que tiverem obtido pelo menos dez pontos durante os eventos deste ano. As participações são todas confirmadas de forma on-line, pelo site da Liga X. O interessado em participar do evento, mas que não tiver somado a pontuação mínima necessária para estar na decisão, poderá se inscrever no dia do evento para o mistão escolar, que é uma disputa isolada. Todas as competições possuem valor único de R$ 50.

PUBLICIDADE

As partidas têm início programado para as 14h. Logo, os interessados no mistão escolar devem chegar cedo para realizar a inscrição.

Criada em 2009 pelo professor Haroldo Carvalhido, a Liga X é realizada com o objetivo de estimular a prática do esporte da mente nas escolas de Juiz de Fora e de municípios da região. O evento é uma realização do Instituto Albert Sabin, organização social criada em 2018 com objetivo de abraçar e coordenar ações de responsabilidade social na cidade.

LEIA MAIS:

Conforme Haroldo à Tribuna, “a importância da Superliga é de mostrar o mérito dos meninos durante o ano. Porque eles não disputaram só uma vez, mas estão em uma competição anual, desde maio até outubro. São seis meses de preparação e agora é a hora de consagrar, de ver quem foi mais regular, quem teve mais estudo e se preparou mais. Eles precisam se manter estudando para alcançar o título maior, esse é o fator principal.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.