Após chuvas, Barbacena e São João del-Rei decretam estado de emergência

Temporais atingiram cidades nos últimos dias, causando estragos e deixando pessoas desalojadas


Por Tribuna

05/10/2022 às 12h04

As prefeituras de Barbacena e São João del-Rei declararam situação de emergência, entre terça (4) e quarta-feira (5), por conta das chuvas que atingiram os dois municípios nos últimos dias. Desde o início da semana, temporais causaram prejuízos às populações das duas cidades. Em São João del-Rei, a Prefeitura receberá apoio da Defesa Civil do Governo de Minas Gerais para traçar as estratégias de assistência às vítimas.

Em vídeo publicado nas redes sociais do prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (União Brasil), o chefe do Executivo estima mais de 500 casas destelhadas por conta das chuvas que atingiram a cidade na terça. “Nós assinamos o decreto de calamidade e enviamos para o Governo de Minas”, anuncia o prefeito, que também afirma que será providenciada a compra de telhas para reparo dos domicílios. “Estamos limpando a cidade, mas a chuva fez um estrago muito grande”, lamenta.

PUBLICIDADE

O secretário de Defesa Civil do Município, Pedro Henrique Santana, confirmou que agentes da Defesa Civil estadual já estão na cidade. Os servidores auxiliam no cadastro de vítimas para levantamento do prejuízo, estudo de estratégias para auxílio aos prejudicados e planejamento do apoio às vítimas. “Hoje, estamos fazendo cadastros das famílias de baixa renda que foram afetadas pela chuva de granizo”, afirma o secretário. De acordo com ele, as vítimas devem comparecer à sede da Defesa Civil da cidade para o cadastramento.

As chuvas que atingiram São João del-Rei causaram queda de árvores e alagamentos que geraram prejuízos à população. A publicação do estado de emergência busca mobilizar todos os órgãos municipais para as ações de redução de danos. O texto também facilita a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de fundos.

LEIA MAIS

Barbacena também mobiliza servidores e voluntários

O decreto de emergência da Prefeitura de Barbacena foi emitido na terça-feira em função do temporal que atingiu a cidade no dia anterior. Pelo documento, fica autorizada a mobilização de todo o pessoal do Município e a convocação de voluntários para reforço da resposta ao desastre, além da realização de campanhas.

As chuvas, de acordo com o Município, causaram alagamentos, destruição de plantações, avarias em edificações e quedas de árvores em Barbacena. A Prefeitura orienta que a população afetada entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou no whatsapp (32) 3693-8501. A terceira opção é o whatsapp da Prefeitura Municipal de Barbacena: (32) 3339-2007.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.