Câmara aprova projeto de lei que altera normas de segurança em instituições financeiras
PL deve criar modificações para estabelecimentos financeiros de JF que não tenham guarda ou movimentação dinheiro em espécie
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na última sexta-feira (30), um projeto de lei (PL) que modifica a Lei nº 12.329/2011, que dispõe sobre a instalação de dispositivos de segurança nas agências bancárias de Juiz de Fora. O texto, que é de autoria do vereador João Wagner Antoniol (PSC), determina que estabelecimentos financeiros que não tenham guarda ou movimentação de dinheiro em espécie, sejam excluídos da obrigatoriedade da existência de portas eletrônicas de segurança em todos os acessos públicos. Além disso, o PL desobriga a presença de vidros laminados resistentes a disparos de armas de fogo, tanto nas fachadas externas no nível térreo, quanto nas divisórias internas das agências e postos de serviços bancários no mesmo piso.
Por outro lado, os estabelecimentos beneficiados com as mudanças ficariam vedados de oferecer qualquer serviço de caixa ou recebimento de valores, com exceção dos caixas eletrônicos, que deverão contar com um sistema de inutilização de cédulas nos caixas eletrônicos. As instituições financeiras também deverão manter um sistema de monitoramento ininterrupto em regime de 24 horas, com alarme. O PL segue agora para sanção da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).