Uma oração que interpela e compromete
“Com a bênção de Francisco, que demonstra tanta simpatia por nosso país e nosso povo, vamos votar guiados por sua oração iluminadora”
Realizou-se na semana passada um encontro de jovens que trabalham sobre o tema da “Economia de Francisco”: uma forma de produção e consumo inspirada no modelo de vida de Francisco e Clara de Assis. O Papa Francisco, que há três anos convocou esse evento, participou com um discurso que bem sintetiza o Ensino Social da Igreja. Diante da gravidade do momento que a humanidade atravessa, ele concluiu seu discurso com uma oração que bem pode ser rezada neste domingo, antes de nos dirigirmos à seção eleitoral para participar da decisão sobre os rumos da economia, da política e da cultura do Brasil.
Pai, te pedimos perdão por termos ferido gravemente a terra, por não termos respeitado as culturas indígenas, por não termos estimado e amado os mais pobres, por termos criado riqueza sem comunhão. Deus vivo, que com o teu Espírito inspiraste o coração, os braços e a mente destes jovens e os fizeste partir a uma terra prometida, olha com bondade a sua generosidade, o seu amor, a sua vontade de gastar a vida por um ideal grande. Abençoa-os, Pai, em seus empreendimentos, em seus estudos, em seus sonhos; acompanha-os nas dificuldades e nos sofrimentos, ajuda-os a transformá-los em virtude e em sabedoria. Apoia os seus desejos de bem e de vida, sustenta-os nas suas decepções diante de maus exemplos, faz com que não desanimem e continuem no caminho. Tu, cujo Filho unigênito se fez carpinteiro, dá-lhes a alegria de transformar o mundo com o amor, com a engenhosidade e com as mãos. Amém. (Publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.)
Essa oração é feita de modo a comprometer quem reza com a transformação do mundo. Com efeito, ela obriga a:
1. Tomar consciência de que as agressões ao ambiente, o desrespeito aos povos indígenas, o desprezo aos pobres e a criação de riqueza sem partilha são pecados dos quais devemos nos arrepender para sermos perdoados.
2. Apoiar jovens que hoje buscam construir a terra prometida. Que tenham a disposição de dedicar a vida por um ideal grande, pois o Pai abençoa esses empreendimentos e sonhos.
3. Acompanhar quem assume esse compromisso transformador para que suas dificuldades e seus sofrimentos sejam transformados em virtude e sabedoria. Sustentar quem sofre decepções diante de maus exemplos, para que não desanimem e continuem no caminho.
4. Identificar-se com Jesus que se fez carpinteiro, para como Ele trabalhar com alegria para transformar o mundo com o amor, com a engenhosidade e com as mãos.
Essa é uma oração que compromete quem reza com os pedidos feitos ao Pai. Francisco mostra, com gestos bem concretos, o quanto está comprometido com esse projeto transformador. Façamos então a mesma oração ao definir nossos votos, comprometendo-nos a participar efetivamente da construção de um Brasil onde reinem a fraternidade, a solidariedade, a justiça e a paz com todos os povos da terra. Com a bênção de Francisco, que demonstra tanta simpatia por nosso país e nosso povo, vamos votar guiados por sua oração iluminadora.