Tribuna faz cobertura especial das eleições no domingo
Redação acompanha em tempo real o pleito ao longo de todo o dia; Rádio Transamérica JF também cobre disputas estaduais e nacionais
A Tribuna acompanha, no próximo domingo (2), as eleições para o Executivo e o Legislativo estadual e nacional. Durante todo o dia, o jornal terá equipes nas ruas cobrindo a movimentação gerada pelo pleito em Juiz de Fora, além de seguir, em tempo real, a apuração dos votos e a repercussão do resultado, previsto para ser divulgado a partir das 17h de domingo. A Rádio Transamérica JF, integrante da Rede Tribuna de Comunicação, também terá cobertura das disputas nacionais e estaduais, contando com conteúdo jornalístico da parceira CNN.
A cobertura da Tribuna começa às 8h, horário em que acontece a abertura dos locais de votação. Durante a manhã e à tarde, as equipes do jornal acompanham a movimentação nas zonas eleitorais, na Justiça Eleitoral e no Fórum Benjamim Colucci, atenta aos acontecimentos relacionados às eleições. O site e as mídias sociais da Tribuna serão atualizados em tempo real com as informações locais e nacionais.
Live com análises e acompanhamento dos resultados
Às 17h, quando a votação é encerrada, o editor-geral da Tribuna, Paulo Cesar Magella, e o repórter de política do jornal Renato Salles iniciam uma transmissão nas redes sociais da Tribuna com a repercussão do dia eleitoral. A live contará com a participação de especialistas convidados e acompanhará toda a apuração dos votos, de modo que será encerrada apenas quando estiverem definidas as novas composições da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Senado e Câmara dos Deputados, além dos chefes dos Executivos estadual e nacional.
“Nós vamos acompanhar a definição da presidência e do Governo de Minas, além do Senado, mas somos um jornal de Juiz de Fora, de modo que daremos prioridade para a cobertura das candidaturas locais, especialmente para deputado federal e estadual”, explica Magella.
Transamérica JF tem cobertura conjunta
O dia de votação também será acompanhado pela Rádio Transamérica JF (91,3 FM), com transmissão em cadeia com a CNN ao longo do dia para repercutir as disputas nacionais e o trabalho conjunto com a Tribuna na cobertura local. A partir das 17h, o âncora Marcelo Juliani passa a acompanhar o fechamento dos locais de votação e a apuração dos votos, contando com a participação de convidados.
“Nosso grupo sempre cobriu as eleições em Juiz de Fora e na região e, nestas eleições, não será diferente. Teremos a cobertura durante o dia com a rede da CNN e da Transamérica, com as informações nacionais. A partir das 17h, traremos a cobertura das eleições na nossa região e vamos acompanhar a apuração da votação dos candidatos que representam a nossa região”, projeta Juliani.
O acompanhamento da Rádio Transamérica JF irá até o término das apurações.
Rede Tribuna tem tradição em cobertura de eleições
O acompanhamento do dia das eleições não é estranho à Tribuna, que tem histórico de cobertura dos processos eleitorais nacionais, estaduais e locais através do projeto Voto & Cidadania. “Nossa tradição vem de longa data e acompanhamos não só a eleição, mas todo o período pré-eleitoral. Acompanhamos as campanhas, ouvimos as demandas dos candidatos e o que eles pretendem. Nós dialogamos com os postulantes durante todo o período após as confirmações das candidaturas. A eleição é o dia da consagração final desse processo”, afirma o editor-geral Paulo Cesar Magella.
A cobertura da Tribuna anterior à votação, conforme Magella, abordou as confirmações das candidaturas, acompanhou as agendas de candidatos em Juiz de Fora, divulgou os resultados de pesquisas eleitorais e mostrou propostas de candidatos aos mais diversos cargos, além de tirar dúvidas dos eleitores sobre o processo eleitoral.
A cobertura também avançou com conteúdos criados exclusivamente para as redes sociais do jornal, como parte da consolidação das estratégias de comunicação digital da Tribuna.