Câmara aprova projeto que adéqua salários de agentes comunitários de saúde e de endemia

Projeto de lei de autoria da Prefeitura define vencimento inicial em R$ 2.424; o valor deve ser reajustado anualmente


Por Renato Salles

23/09/2022 às 17h04

Após uma tramitação relâmpago, a Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, nesta sexta-feira (22), um projeto de lei da Prefeitura que adéqua os salários dos agentes de combate à endemia e dos agentes comunitários de saúde do Município ao piso salarial nacional da categoria, de dois salários mínimos. Na última segunda-feira, a Tribuna noticiou que o Poder Legislativo havia solicitado que o Executivo encaminhasse o texto, o que aconteceu já na terça-feira. Assim, após pareceres conjuntos das comissões temáticas da Câmara, o texto foi aprovado de forma célere, em apenas quatro dias.

O projeto de lei coloca os vencimentos dos profissionais em conformidade com os termos definidos pela Emenda Constitucional 120 de 2022. Desta forma, o dispositivo define que o padrão inicial de vencimento inicial referente aos cargos de Agente de Combate a Endemias I-A e de Agente Comunitário de Saúde, para uma jornada de 40 horas semanais, passa a ser fixado em R$ 2.424. O texto garante a retroatividade do novo padrão de vencimentos ao dia 5 de maio de 2022. Durante sua tramitação na Câmara, o projeto de lei recebeu uma emenda aditiva que prevê que o salário inicial das categorias “serão reajustados anualmente”.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.