Centro de Valorização da Vida oferece curso on-line para voluntários

Além de JF, postos de Alfenas, Ipatinga, Montes Claros e Uberaba recebem inscrições para Programa de Apoio Emocional, que acontece neste fim de semana


Por Sandra Zanella

22/09/2022 às 16h34- Atualizada 23/09/2022 às 15h05

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece, no próximo fim de semana, um curso gratuito on-line para voluntários. Além de Juiz de Fora, postos de Alfenas, Ipatinga, Montes Claros e Uberaba recebem inscrições para o Programa de Apoio Emocional. “O voluntário do CVV doa seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar com outra pessoa de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas”, explica a entidade.

Conforme o CVV, os interessados em atuar no voluntariado como plantonista do programa precisam ter mais de 18 anos, pelo menos quatro horas disponíveis por semana e vontade de ajudar pessoas. O cadastro para participação deve ser feito por meio do link https://forms.gle/V4VNxVtCCZWLcP9n7.

PUBLICIDADE

As aulas teóricas acontecem neste sábado (24), das 13h às 18h, e no domingo, das 8h30 ao meio-dia. “O curso inicia neste final de semana e depois acontecem as aulas uma vez por semana a combinar com o candidato. Todo curso geralmente dura dois meses”, explica Valquíria Matos, voluntária e coordenadora do Posto CVV de Juiz de Fora.

Para saber como é se tornar um voluntário do CVV, a entidade disponibilizou um vídeo de dois minutos sobre o assunto, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=fMj8IQ44yW4.

Os plantões do CVV em Juiz de Fora começaram, em janeiro deste ano, a receber ligações de todo o Brasil. Por meio de parceria com o Ministério da Saúde, o número 188 atende todas as regiões. A mantenedora do posto, instalado na Câmara Municipal é a instituição filantrópica Núcleo de Apoio à Vida de Juiz de Fora (Navijuf).

“O movimento do Setembro Amarelo surgiu com o objetivo de conscientizar a sociedade deste problema de saúde pública e da necessidade de políticas de prevenção ao suicídio”, destacou Valquíria.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.