Prazo para solicitar segunda via do título de eleitor se encerra nesta quinta
Há outras opções para o dia da votação, como a apresentação de documento com foto e o aplicativo e-Título
O eleitor que perdeu seu título eleitoral ou teve o documento extraviado pode requerer a segunda via do documento até esta quinta-feira (22). As solicitações podem ser feitas no cartório eleitoral da zona onde tem cadastro. Em Juiz de Fora, a unidade de atendimento da Justiça Eleitoral funciona na Avenida Presidente Itamar Franco, 1.420, no Centro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme publicado pela Agência Brasil, para a emissão da segunda via do título, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral e não pode possuir débitos pendentes, como multas por ausência e outras previstas no Código Eleitoral ou pendências relacionadas a trabalhos eleitorais, como as atividades de mesário.
Para as eleições deste ano, o eleitor com situação regular na Justiça Eleitoral poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”.
Vale lembrar que o título eleitoral não é o único documento que dá direito à participação nas eleições. Os eleitores aptos a votar também podem se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.
Há ainda a opção de levar a versão digital do título eleitoral, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
O e-Título também possibilita a apresentação de justificativa eleitoral e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outros.
O Tribunal Superior Eleitoral orienta os eleitores a seguirem certas regras de utilização e atualizarem o e-Título o quanto antes, a fim de evitar que uma grande quantidade de acessos simultâneos sobrecarregue o sistema, fazendo com que o aplicativo não funcione direito. Até o início da semana, mais de 27 milhões de pessoas já haviam ativado o e-Título.