Datatempo: Zema tem 52,5%; Kalil, 21,9%
Pesquisa reforça vantagem do governador que busca a reeleição e pode vencer já no primeiro turno
O jornal O Tempo divulgou nesta sexta-feira (16) uma nova rodada da pesquisa Datatempo sobre a disputa pelo Governo de Minas. O levantamento volta a apontar vantagem para o governador Romeu Zema (Novo), que busca a reeleição e pode renovar o seu mandato por mais quatro anos já no primeiro turno. De acordo com a pesquisa estimulada, que é quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos envolvidos, Zema tem 52,5% das intenções de voto. Ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) computou 21,9% do eleitorado.
Na sequência, aparece um terceiro bloco que tem o senador Carlos Viana (PL) numericamente à frente, com 3,3% das intenções de voto. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,53 pontos percentuais para mais ou para menos, Viana está empatado com todos os demais candidatos, que pontuaram abaixo de 1%.
Segundo a pesquisa, Marcus Pestana (PSDB) obteve 0,9%; Cabo Tristão (PMB) somou 0,8%; Vanessa Portugal (PSTU), 0,4%; Renata Regina (PCB), 0,3%; Lorene Figueiredo (PSOL), 0,3%; Lourdes Francisco (PCO), 0,1%; Indira Xavier (UP), 0,1%. Outros 10,8% eleitores não souberam ou não responderam e estão indecisos.
Realizada entre 5 e 9 de setembro, a última rodada da pesquisa DataTempo aponta uma vantagem de 30,6 pontos percentuais de Zema sobre Kalil. Esta é a maior distância entre os dois candidatos desde que o instituto começou a fazer o levantamento, em abril.
“A vantagem de Zema é muito expressiva e sem novos acontecimentos nas campanhas que modifiquem profundamente a opinião pública sobre seu Governo e sua imagem, é muito provável que o atual governador se reeleja em primeiro turno com folga”, afirma a analista do Datatempo, Bruna Assis, conforme publicado por O Tempo.
Segundo a especialista, Zema vem crescendo sobre o percentual de eleitores que, em pesquisas anteriores, ainda não havia definido seu posicionamento. “Os resultados da pesquisa espontânea indicam que o atual governador fez uma mobilização dos eleitores indecisos sinalizada pela queda dos percentuais dessa categoria.”
Segundo turno
O Datatempo ainda fez uma projeção de segundo turno entre Zema e Kalil. Uma vez mais o governador aparece em vantagem, com 59% contra 26,9% do ex-prefeito de Belo Horizonte. Caso o adversário do segundo turno seja o senador Carlos Viana, Zema também levaria a melhor: 68,5% contra 11,1%. Em um embate entre Kalil e Viana, o ex-prefeito da capital aparece à frente: 41,4% contra 21,5%.
A pesquisa Datatempo contratada pela Sempre Editora. O levantamento ouviu eleitores em entrevistas domiciliares, entre os dias 5 e 9 de setembro. A amostragem tem margem de erro de 2,53 pontos para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04443/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral, MG-02856/2022.