Datatempo: Cleitinho aparece à frente na disputa pelo Senado, mas indecisos são um terço

Em novo levantamento, deputado estadual está na liderança, seguido pelo senador Alexandre Silveira e pelo deputado federal Marcelo Aro


Por Tribuna

14/09/2022 às 19h41

O jornal O Tempo divulgou, nesta quarta-feira (14), uma nova rodada da pesquisa Datatempo sobre a disputa pela única cadeira no Senado por Minas Gerais em jogo nas eleições de outubro. O levantamento mostra o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) em vantagem na disputa, com 19,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada, que é quando são oferecidos aos eleitores entrevistados os nomes dos candidatos envolvidos na disputa.

Quem aparece na sequência é o senador Alexandre Silveira (PSD), que tenta a reeleição e computou 8,6% das intenções de voto, ficando, portanto, tecnicamente empatado com o deputado federal Marcelo Aro (PP), que somou 7,1%. O empate técnico acontece porque a pesquisa Datatempo tem margem de erro de 2,53 pontos percentuais para mais ou para menos.

PUBLICIDADE

O quarto mais citado foi o Pastor Altamiro Alves (PTB), com 3,9% das intenções de voto. Em seguida, apareceram Sara Azevedo (PSOL), com 3,2%; Bruno Miranda (PDT), 2,2%; Irani Gomes (PRTB), 1%; e Dirlene Marques (PSTU) e Naomi de Almeida Coura (PCO), que pontuaram abaixo de 1%.

Levando em consideração a margem de erro, Pastor Altamiro e Sara Azevedo também estão tecnicamente empatados com Alexandre Silveira e Marcelo Aro; e Bruno Miranda fica em situação de empate técnico com Marcelo Aro. Da mesma forma, o bloco final formado por Altamiro, Sara, Bruno, Irani, Dirlene e Naomi também figuram em igualdade técnica.

Ainda há um grande número de indecisos, uma vez que 32,5% dos entrevistados não responderam ou não souberam qual serão os seus votos na disputa pelo Senado. Brancos e nulos foram 20,9%.

A pesquisa Datatempo foi contratada pela Sempre Editora. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de setembro, por meio de 1,5 mil entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada com os números BR-04443/2022 e MG-02856/2022.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.