TRE lança campanha eleições sustentáveis em Minas

Três associações que trabalham com material reciclado em JF estão cadastradas para receber sobras de material de campanha


Por Renato Salles

13/09/2022 às 11h29- Atualizada 13/09/2022 às 11h31

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais lançou uma nova edição da campanha Eleições Sustentáveis. A iniciativa tem por objetivo sensibilizar candidatas e candidatos, partidos políticos, federações e coligações partidárias a darem destinação ambientalmente correta às sobras de material de campanha eleitoral.

Para isto, o TRE defende que todos os envolvidos deverão encaminhar as sobras de material de propaganda das Eleições 2022 para associações ou cooperativas de reciclagem participantes da ação, durante o período eleitoral ou logo após o dia da eleição.

PUBLICIDADE

“Qualquer pessoa, candidato ou representante de partidos políticos, federações e coligações partidárias poderá levar as sobras dos materiais de campanha eleitoral às 191 cooperativas e associações participantes”, diz o Tribunal.

Em Juiz de Fora, são três as cooperativas participantes: Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), no Bairro Santa Teresa; a Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora, no Centro; e a Associação Lixo Certo (Alicer), no Bairro Jóquei Clube.

Essas associações cadastradas em todo o estado ainda receberão materiais encaminhados pelo TRE, oriundos de propaganda eleitoral irregular, apreendida e não reavido pelos interessados no prazo determinado.

“No site do TRE-MG, na página da campanha Eleições Sustentáveis, há orientações para os candidatos e partidos, lista das cooperativas participantes e informações sobre os tipos de materiais que poderão ser encaminhados. Após o final do processo eleitoral, será divulgada na página a quantidade de material arrecadado”, explica o Tribunal.

A primeira edição da campanha Eleições Sustentáveis ocorreu em 2018 e resultou na entrega de mais de 11 toneladas de material de propaganda, entre santinhos, adesivos, papelão, banner e panfletos às associações e cooperativas de reciclagem de dez municípios mineiros. Em 2020, foram recolhidas mais de 28 toneladas de material em 21 municípios.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.