Conheça os benefícios do Kefir

Por Alice Amaral

24/08/2022 às 07h45 - Atualizada 24/08/2022 às 19h19

Afinal, o que é Kefir? kefir significa “sentir bem” em turco. Originário das montanhas do cáucaso, entre o Mar Negro e o Cáspio, ele é considerado um alimento funcional, importante no tratamento e na prevenção de várias doenças. É um probiótico (pro: a favor, bio: vida ou seja, a favor da vida). Probióticos são microorganismos vivos, que quando ingeridos, em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde.

Por que o kefir ajuda a emagrecer? ele ajuda no processo de emagrecimento, porque aumenta a saciedade, melhora o funcionamento do intestino, acelera o metabolismo, ajuda na manutenção da flora intestinal, ou melhor, da microbiota intestinal, que é o conjunto de microorganismos que vivem em equilíbrio no intestino e nos protegem de várias doenças, inclusive, da obesidade. Hoje é sabido que os obesos possuem uma alteração na sua microbiota intestinal, eles têm menos bacteroidetes e mais firmicutes.

PUBLICIDADE

De que é composto o kefir? O kefir é um alimento fermentado, feito a partir do leite. Pode ser leite de coco, de arroz, de leite de cabra, de vaca, de ovelha, de búfala ou, então, com a água. Ele é formado por lactobacilos e leveduras. Contém aminoácidos (triptofano), vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K2 e minerais: fósforo,cálcio, potássio, magnésio, zinco, cobre e ferro. Qual é o melhor, o kefir na água ou o kefir no leite? Bom, no leite, ele tem mais nutrientes do que na água. Mas os veganos e intolerantes à lactose, podem usar com o leite de coco, ou o leite de arroz, ou com a água. Mas vale lembrar que a fermentação diminui em 99,99% a lactose, podendo ser ingerida, então, por quem tem intolerância.

Ele pode ser consumido diariamente? Tem alguma contraindicação? Ele pode ser ingerido diariamente e não existe uma contraindicação formal. Agora, pessoas portadoras de hepatopatias (problemas no fígado) devem evitar o kefir, devido ao fato de a fermentação produzir álcool etílico, mesmo que em pequenas doses.

Além de facilitar o emagrecimento, ele facilita a digestão, previne gastrite, diminui o colesterol, diminui a ansiedade, fortalece o sistema imunológico, ajuda no combate à osteoporose, diminui a prisão de ventre, melhora as inflamações do intestino e tem uma ação antioxidante ajudando na prevenção de doenças cardíacas e no envelhecimento precoce.

Ele pode causar uns efeitos colaterais como pirose (azia), principalmente o de água, que é mais ácido. Náuseas, distensão abdominal, gases, cólica intestinal, diarréia e prisão de ventre. Principalmente quando iniciamos o consumo ou abusamos do consumo.

Geralmente, a recomendação é a de consumir de 150ml a 250ml do líquido fermentado por dia.

omo que ele deve ser preparado? Em uma vasilha de vidro, colocar um litro de leite e quatro colheres de sopa de grãos de kefir. Cobrir com com um pano, de preferência de voil, e deixar no escuro de 24h a 48 horas na temperatura ambiente. Em seguida, coar. O leite você usa e os grãos você vai reutilizar para o próximo processo. Esse leite dura três dias na geladeira.

O conteúdo continua após o anúncio

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também