Datafolha: Lula tem 47% das intenções de voto, e Bolsonaro tem 29%
Nova rodada de pesquisa de intenção de votos do instituto mostra um cenário de estagnação em relação aos números de junho
Uma nova pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial foi divulgada na noite desta quinta-feira (28) pelo jornal Folha de São Paulo. O levantamento mostra um cenário de estagnação das intenções de voto, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecendo na dianteira. O petista soma 18 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição e aparece na segunda colocação. Na última pesquisa Datafolha, publicada há pouco mais de um mês, essa diferença era de 19 pontos percentuais.
Segundo o Datafolha, Lula tem 47% das intenções de voto. Este é o mesmo desempenho que o petista apresentou na pesquisa realizada pelo instituto em junho. Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro oscilou positivamente e cresceu um ponto, passando de 28% em junho para 29% na pesquisa divulgada nesta quinta. A variação acontece dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os números dizem respeito à pesquisa estimulada, que é quando são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos,
Assim como em junho, o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 8%, mesmo número que obteve na última pesquisa feita entre os dias 22 e 23 de junho. Os demais candidatos formam um quarto pelotão, sem que nenhum supere a marca de 2%, estando todos, portanto, tecnicamente empatados. A senadora Simone Tebet (MDB) aparece, numericamente, à frente do grupo, com 2%, seguida por André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros e Vera Lúcia (PSTU), todos com 1%.
Por outro lado, 6% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e apenas 3% estão indecisos. Já Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Felipe D’ávila (Novo), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes, Lula também aparece à frente, com 38% das intenções de voto. Neste recorte, Lula oscilou positivamente e ganhou um ponto percentual em relação ao desempenho apresentado em junho. Da mesma forma, Bolsonaro também oscilou dentro da margem de erro e, assim como Lula, cresceu um ponto percentual, passando de 26% para 27%. Ciro repetiu o desempenho de um mês atrás e somou 3%; Tebet ficou com 1%. Os indecisos foram 26%. Em junho, eram 27%.
A pesquisa Datafolha entrevistou 2.566 eleitores em 183 cidades em todas as regiões do país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.