Alunos reutilizam materiais para criar implementos de atletismo
Universitários de Educação Física da Estácio JF produzem materiais esportivos a partir do conceito de sustentabilidade
Pesos formados por meia e areia; discos feitos com papelão e fita adesiva; dardos de metal reutilizados parecidos com o original; cilindros de papelão como bastões de revezamento. Esse foi o produto de um trabalho da disciplina “Práticas Sustentáveis”, do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Foi na busca por unir conceitos da faculdade e em desenvolver uma educação voltada para a construção de uma sociedade mais consciente em termos ambientais, que Emerson Duarte, professor do curso, propôs a iniciativa de reutilizar materiais para fins esportivos.
“Minha perspectiva ao dar a disciplina era pensar a sustentabilidade nas nossas ações em Educação Física, seja nas academias ou em qualquer lugar que elas aconteçam. Além da prova teórica, propus a realização de dois trabalhos. No primeiro, pedi que construíssem implementos do atletismo, a partir da reutilização dos materiais. Deu certo, e vamos aproveitá-los também na aula de Atletismo, do nosso curso”, detalha Emerson.
Em primeiro lugar, os alunos fizeram uma pesquisa sobre os materiais que poderiam ser utilizados. Depois, partiram para a confecção. “O profissional de educação física não pode ficar fora dessa discussão tão importante que é a sustentabilidade. Precisamos ser profissionais que disseminem essas ideias. Temos que nos preocupar, em todas as atuações profissionais, com o meio ambiente e a sustentabilidade”, opina o professor à Tribuna.
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“É importante que na formação, desde a educação infantil, seja trabalhada essa questão. É o nosso dia a dia, mudar comportamentos que nos façam sustentáveis. A ideia do projeto é simples, igual a sustentabilidade”, complementa.
Após as criações, os alunos estiveram no Clube Bom Pastor, no início deste mês, para realizar uma demonstração da utilização dos instrumentos criados.
Os materiais, conforme Emerson reforçou, são importantes até mesmo para aqueles que não irão seguir trajetórias no atletismo. “É importante pensar que as atividades do atletismo também estão no nosso dia a dia: lançar, correr, arremessar são habilidades que a gente precisa desenvolver nas crianças. Às vezes, pensamos que não vamos trabalhar com atletismo, mas esses conteúdos vão nos ajudar em aulas de vôlei, de basquete e até com personal kids, prática que estamos vendo muito atualmente.”
Segunda pauta reuniu sustentabilidade e comunicação
Já o segundo trabalho orientado por Emerson buscou juntar sustentabilidade e comunicação. Os universitários tiveram que gravar conteúdos audiovisuais sobre sugestões sustentáveis, seja em casa, no trabalho, ou em qualquer outro lugar. A iniciativa também simula, conforme o professor, até mesmo processos de contratações no mercado.
“Veio muita coisa legal. A ideia do vídeo foi pelo fato de que algumas academias estão fazendo a seleção de profissionais e estagiários dessa forma. Então, foi uma forma deles treinarem e perderem a vergonha”, explica Emerson.