Procon aplica pesquisa sobre smartphones vendidos sem acessórios básicos
Reclamações dos consumidores chegaram ao órgão, que resolveu apurar o nível de satisfação dos usuários dos novos aparelhos
Uma pesquisa para apurar a opinião de consumidores de smartphones acerca dos smartphones que são comercializados sem carregadores e outros acessórios básicos está sendo realizada pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP).
O órgão explica que, em 2020, a Apple anunciou que novos aparelhos celulares e outros dispositivos da marca não viriam acompanhados de carregadores e outros acessórios. Isso significa que, ao comprar um desses dispositivos, será preciso adquirir os acessórios à parte, o que resulta em um desembolso de aproximadamente R$ 500.
Na ocasião, a empresa anunciou que a medida foi tomada para beneficiar o meio ambiente e promover uma mudança sustentável no nicho da tecnologia. A Apple argumenta que os usuários já possuem fones de ouvido ‘Lightning’, principalmente as pessoas que costumam acompanhar as gerações de iPhones, e que grande parte já aderiu aos carregadores sem fio, o que dispensaria o adaptador de tomada.
Entretanto, de acordo com o Procon, em todo Brasil, uma série de processos legais foram abertos por consumidores contra a empresa, em diversas regiões. Em Juiz de Fora, o órgão também já teria recebido reclamações relativas ao assunto, e, por meio de um formulário on-line, busca saber a opinião dos usuários da marca.
A pesquisa pode ser acessada neste link.