Datafolha: Lula tem 47% das intenções de voto; Bolsonaro, 28%

Pesquisa também apontou que, contabilizando apenas os votos válidos, ex-presidente venceria no primeiro turno


Por Tribuna

23/06/2022 às 21h29

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% da intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23). O petista está 19 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), em segundo lugar, que aparece com 28%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 8%.

Contando apenas os votos válidos, Lula venceria a eleição no primeiro turno. O petista teria 53% dos votos válidos, contra 47% da soma dos adversários, sendo 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na pesquisa anterior, o panorama era de 54% a 46% na comparação entre Lula e a soma dos concorrentes. No recorte de votos válidos, são consideradas apenas as respostas de quem escolher um candidato.

PUBLICIDADE

Os pré-candidatos Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e general Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Brancos e nulos são 7%, e aqueles que não sabem, 4%.

A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, e o levantamento foi feito entre 22 e 23 de junho. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09088/2022.

Tópicos: eleições 2022

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.