Mostra de Graffiti Purencontro acontece neste fim de semana

Décima edição do evento reúne, sábado e domingo, artistas de vários estados e também do exterior, além de outras atrações


Por Júlio Black

09/06/2022 às 14h38

grafite
Prática comum entre os grafiteiros, mural coletivo será feito durante os dois dias do evento (Foto: Divulgação)

A turma do grafite e de outras expressões artísticas se reúnem neste sábado e domingo, a partir das 8h, na Escola Municipal Professor Gotardelo, no Bairro Caiçaras II, para a décima edição da Mostra de Graffiti Purencontro, evento que busca divulgar a arte do grafite e promover intercâmbio de experiências e técnicas. A mostra tem apoio do Programa Cultural Murilo Mendes e entrada gratuita, e terá outras atrações, como oficinas, apresentações de DJs, grupos de rap e de street dance, campeonato de breaking e slam com premiação em dinheiro e encontro de skatistas. A programação completa pode ser conferida no perfil da Associação Juizforana de Hip-hop no Instagram (@ajh2.oficial).
De acordo com o presidente da Associação, Igor Moreira de Abreu, o Tenxu, o Purencontro reuniu cerca de 900 artistas nas nove edições já realizadas. Segundo ele, o evento surgiu da necessidade observada pelos artistas de promover esse tipo de ação para fomentar o intercâmbio e ampliar o número de novos adeptos. Para a edição que acontece neste fim de semana, serão nada menos que cerca de cem grafiteiros convidados de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Goiás, Pará e Maranhão, entre outros, além do mexicano Dipek e do português John Vianna.
Essa turma terá um desafio invejável: produzir um painel coletivo com cerca de 500 metros de extensão no muro da escola onde acontece a Mostra Purencontro, com tema livre para todos. É de se esperar, então, que um projeto desse tamanho vá consumir uma quantidade considerável de latas de spray para a criação do mural, e é aí que entra a turma do Mangue e Tal.
“Além de realizarem um workshop de artesanato para a comunidade, eles vão conversar com os artistas do evento no intuito de conscientizar sobre o descarte correto de aerossol, que é a matéria-prima que usamos, para que o spray não seja descartado de qualquer forma”, diz Tenxu. “Calculamos o descarte de cerca de mil unidades de tinta spray. Se não pensarmos no descarte correto, vamos poluir a natureza.”

Hora de rever os amigos do graffiti

A Mostra Purencontro também terá – entre outras atrações – Encontro de Skatistas; o lançamento da primeira edição da revista “Fundamento Graffiti”; Baile da 400ml com os DJs Fil e VGS; pocket show com artistas da Saint Germain Records; e o Slam da Perifa e Campeonato de Break da City of Break, ambos com premiação em dinheiro.
Quanto à turma do grafite em particular, Tenxu fala sobre como os artistas lidaram com os mais de dois anos de restrições impostos pela pandemia.
“Não lidaram. Diversos artistas ficaram desempregados e passaram por momentos terríveis. O grafite é a prática mais prejudicada com o isolamento social, (pois) precisamos da rua. Acreditamos que esse evento trará novamente a sensação de retomada das atividades”, relata, ao mesmo tempo que destaca poder realizar novamente a mostra de grafite. “O evento tem o clima mineiro de ser… Purencontro é uma palavra do ‘mineirês’ que quer dizer puro encontro. Queremos nos encontrar, rever os amigos e prestigiar nossa arte juntos.”

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.