Dia dos Namorados promete ser a terceira melhor data do ano

Pesquisa realizada pela Fecomércio aponta que 80% dos empresários mineiros acreditam que os resultados esse ano serão superiores aos de 2021


Por Nayara Zanetti, estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

08/06/2022 às 09h55

O Dia dos Namorados, comemorado no próximo domingo (12), promete aumentar as vendas do comércio, além de movimentar o setor de bares e restaurantes em Juiz de Fora. A data é considerada a terceira melhor do ano, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Após dois anos atuando com restrições em razão da pandemia da Covid-19, a expectativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Regional Zona da Mata (Abrasel/Zona da Mata) é de aumento de até 20% na procura neste período.

Para atender os consumidores que, tradicionalmente, deixam as compras para a última hora, o comércio funcionará com horário estendido no sábado (11). No dia, as lojas estarão abertas até às 17h. Ao longo da semana, o comércio continua funcionando em horário normal.

PUBLICIDADE

Conforme explica o presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), Emerson Beloti, o apelo das datas comemorativas contribui para um melhor faturamento do comércio. No caso do Dia dos Namorados, os itens mais procurados são vestuário, calçados, acessórios e joias, além dos setores de perfumaria, floricultura e eletroeletrônicos.

“O comércio passou o ano de 2020 fechado, sem funcionar, e, em 2021, tentando recuperar o que foi perdido em 2020, sendo que muitos segmentos ainda não conseguiram se recuperar. Dessa forma, 2022 está sendo um reflexo disso, nós ainda não podemos dizer que todos os segmentos em Juiz de Fora estão com o faturamento igual ao período antes da pandemia”, avalia.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Casarin, também acredita que a data traz uma expectativa positiva para o setor comercial, principalmente na comparação com o ano passado. “Neste ano, teremos, além do final de semana, o feriado de Santo Antônio, na segunda-feira (13), para que as pessoas tenham mais dias para comemorar”, observa.

Casarin avalia que as lojas estão investindo tanto em produtos, quanto em publicidade para conseguir um aumento nas vendas. Embora as datas especiais contribuam para uma melhora no cenário comercial, o presidente pondera que o setor ainda não está nem perto de recuperar o impacto econômico causado pela pandemia.

Para atender os consumidores que, tradicionalmente, deixam as compras para a última hora, o comércio funcionará em horário estendido no sábado. No dia, as lojas permanecerão abertas até as 17h (Foto: Fernando Priamo)

Movimento no Dia dos Namorados deve ser maior do que o do Dia das Mães

De acordo com a Abrasel/Zona da Mata, os bares e restaurantes da cidade estão se preparando para receber um público maior durante o próximo final de semana, inclusive estabelecimentos que não costumam abrir as portas no domingo em horário de almoço estão se preparando para atender os clientes.
“Nós temos uma expectativa de que o Dia dos Namorados supere o Dia das Mães, aumentando o faturamento em até 20%”, analisa a presidente da entidade, Francele Galil. Segundo ela, a recuperação do setor vem acontecendo de forma razoável, dentro do programado.

Setor de eventos comemora curva ascendente

O setor hoteleiro aproveitou para investir na data e oferecer mais uma opção aos casais para celebrar o Dia dos Namorados, como pacotes que incluem jantares e hospedagem. Além disso, durante o fim de semana, diversos eventos musicais e gastronômicos estarão acontecendo. “São eventos que atendem desde o público-alvo da data, os casais, englobando as famílias e os solteiros também. Por isso, nós teremos um final de semana bem movimentado. A cidade tem comportado mais de um evento por fim de semana e todos estão ficando cheios”, aponta a vice-presidente executiva do Juiz de Fora Convention Bureau, Thais Lima.

Com a flexibilização das restrições contra o coronavírus, o setor de eventos, um dos mais afetados durante a pandemia, está se reerguendo. “Nós tivemos muitos eventos que foram adiados e estão acontecendo agora, além de eventos novos e os que também estão sendo retomados, como a Festa Country. Estamos em uma curva totalmente crescente de eventos na cidade e com uma aceitação muito positiva por parte do público”, observa Thais.

O conteúdo continua após o anúncio

80% dos empresários acreditam em resultados melhores

De acordo com a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia dos Namorados 2022, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), a data impacta cerca de 47,1% das empresas do comércio varejista em Minas e 80% dos empresários acreditam que os resultados deste ano serão superiores aos de 2021.

O levantamento apontou que 42,8% do empresariado citou o valor afetivo da data como principal motivo para o otimismo. No entanto, há uma parcela que teme a queda nas vendas em relação ao ano passado. Para 45,5% deste público, a crise econômica seria o principal motivo para um pior desempenho nas vendas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.