Ave silvestre é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Conselheiro Lafaiete
Curicaca, ferida e sem conseguir voar, foi resgatada por militares no Rancho Novo; animal foi levado para receber cuidados veterinários
Na manhã desta quarta-feira (1º), a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Conselheiro Lafaiete, foi acionada para atender a uma ocorrência de resgate de ave silvestre. Era uma curicaca, que apresentava uma das asas ferida e não conseguia voar, na Rua José Martins, no Bairro Rancho Novo. Os bombeiros conduziram a curicaca ao Centro de Zoonoses de Conselheiro Lafaiete.
A curicaca é uma ave da ordem dos Pelecaniformes, da família Threskiornithidae, e se alimenta durante o dia e também ao pôr do sol. A sua comida é variada, composta por artrópodes, como centopeias, aranhas, insetos adultos e larvas, entre outros invertebrados, podendo predar ainda pequenos lagartos, ratos, caramujos, anfíbios e pequenas serpentes, e até mesmo aves menores.
O bico da curicaca é longo, curvo e se adapta para extrair larvas de besouros e outros insetos da terra fofa. Essa ave vive geralmente em bandos pequenos ou solitária, procurando alimento em campos de gramíneas ou em alagados. A curicaca é diurna e anda em pequenos grupos, que à noite se empoleiram nas árvores. Essa ave gosta de planar a grandes alturas.