Câmara aprova projeto de lei para transformar táxis de JF em patrimônio imaterial
Justificativa diz que transporte vem de longa data e faz parte da memória afetiva dos juiz-foranos, sendo um dos cartões postais da cidade
A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que visa a transformar os táxis de Juiz de Fora em patrimônio imaterial da cidade. A proposta, do vereador Carlos Alberto Bejani Júnior (Podemos), foi aprovada em terceira discussão e agora segue para a sanção do Executivo.
Segundo a justificativa do projeto, o serviço de transporte particular pago de passageiros vem de longa data, e é considerado um dos cartões de visita da cidade. “O táxi na cidade de Juiz de Fora é exemplo para o país, sendo verdadeiramente nosso cartão de visitas. Ademais, permanece na memória afetiva dos juiz-foranos diante da sua importância, história e excelência nos serviços prestados”.
Uma emenda subscrita por 11 vereadores também foi aprovada e incorporada ao texto original. Por meio do dispositivo, os vereadores destacam que “o serviço de táxi mencionado acima é o exercido pelo táxi comum, identificado com a cor amarelo java”, ou seja, aqueles credenciados pelo Município.
O texto indica ainda que o serviço de transporte deverá ser protegido pelo Programa Permanente de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial do município.