Secretário de Desenvolvimento Econômico promete ações para o Porto Seco de Juiz de Fora
Secretário de Desenvolvimento afirma que local pode impulsionar o crescimento econômico regional; Passaglio teve reunião com empresários da cidade
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passaglio, finalizou a estadia em Juiz de Fora, na manhã desta quinta-feira (26), em encontro com empresários da cidade na Associação Comercial e Empresarial (ACE-JF). O compromisso deu fim à agenda do membro do Governo estadual na cidade, que incluiu o evento que oficializou a chegada da da multinacional Ardagh Group em território juiz-forano e uma visita ao Porto Seco de Juiz de Fora. O local foi tratado pelo secretário como ator potencialmente importante para o desenvolvimento regional.
Na agenda na Associação Comercial, o secretário destacou a “operação exitosa” vista por ele no Porto Seco do município, administrado pela Multiterminais Alfandegados do Brasil. Para Passaglio, os portos secos são ferramentas subutilizadas nacionalmente, com potencial para impulsionar o crescimento econômico. “Os portos secos precisam ser mais conhecidos e promovidos enquanto ferramenta de desenvolvimento (…). Nós vamos fazer, agora, o dever de casa. Vamos aproximar o Porto Seco da nossa agência de desenvolvimento e, com isso, a gente espera ter mais oportunidades de emprego”, garante.
O titular da pasta de Desenvolvimento Econômico não anunciou nenhuma ação para fomentar o protagonismo do Porto Seco juiz-forano, mas prometeu que um pacote de iniciativas será fechado “em breve” envolvendo o Governo de Minas Gerais. “Nós abrimos um canal de comunicação entre o Governo e o Porto Seco”, afirma. “Vamos seguir nessa linha e, em breve, nós devemos fechar uma pauta produtiva de ações com o Porto Seco, com o Invest Minas e com o Governo de Minas, para a gente trazer mais investimento para a região”.
De acordo com o diretor da Multiterminais, Ricardo Vega, a melhoria do acesso ao Porto Seco foi uma das necessidades apontadas pela empresa ao secretário. “Nós já tivemos casos de cargas de tamanhos irregulares que não puderam chegar ao Porto Seco. Temos que melhorar o acesso, não só da estrada que liga o Porto Seco, mas também é preciso que haja um retorno para quem vem do Rio de Janeiro”, enumera.
Investimento da Ardagh foi celebrado
O secretário Fernando Passaglio também celebrou a instalação de duas fábricas da Ardagh em Juiz de Fora, com investimento total de R$ 2,5 bilhões. O titular destacou a participação do Governo estadual na atração da empresa irlandesa. “Anunciamos um investimento que contou muito com a participação do Estado nas questões majoritariamente fiscais, na questão do terreno, de encontrar o terreno. Foi uma atuação protagonista do Estado, tivemos também o apoio da Prefeitura”.
O valor que será investido no município também foi comemorado pelo secretário. “Basta a gente pensar que o investimento (…) da Mercedes que, em valores atualizados, daria R$ 1,8 bilhão. Ou seja, anunciamos, ontem (quarta), um investimento superior ao histórico investimento da Mercedes, em um setor que não tem crise. É um investimento consistente que muda a vida da cidade”. Passaglio ainda anunciou a intenção de promover um encontro entre a cúpula da Ardagh e empresários juiz-foranos para encadeamento produtivo.
Presidente da Associação Comercial, Aloísio Vasconcelos afirma que a chegada da Ardagh marca um novo momento econômico em Juiz de Fora. “A partir daí, virão várias empresas satélites para trabalhar no entorno da Ardagh, além de vários negócios que vão surgir via Porto Seco. Eu acho que Juiz de Fora virou uma página. De agora para a frente, acredito que nós vamos retomar para os trilhos do desenvolvimento”, projeta.