25 caratecas de JF disputam Brasileiro e vagas na seleção

Competição em São Paulo dá vaga ao Pan-Americano para a categoria especial; Igor Urso, campeão brasileiro duas vezes, é promessa de medalha para a cidade


Por Davi Sampaio, estagiário sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

19/05/2022 às 07h00

Vinte e cinco atletas do Centro de Estudo Karatê-do Shotokan (C.E.K.S.), equipe juiz-forana, irão disputar o Campeonato Brasileiro da arte marcial no próximo final de semana, em São Paulo. No sábado (21), a competição é das crianças e dos adolescentes, e no domingo (22), dos caratecas com 19 anos ou mais. Antes disso, entre quarta e sexta, é realizado um um curso internacional com o sensei Naka, um dos técnicos da seleção japonesa de karatê.

Divididos nas modalidades kata e kumitê, categorias aspirantes e especial – esta última que dá vaga à seleção brasileira para a disputa do Pan-Americano -, do sub-8 ao adulto, os seguintes atletas irão representar Juiz de Fora: Fernando Macedo, Carolina Zampa, Enrico Saço, Lorenzo Saço, Luiz Felipe Fonseca, Clare Zambelli, Isabela Zambelli, Jack Zambelli, Mariana Cuconato, Isabela Giovannini, Ricardo Leal Dutra, Carlos Antônio Araújo, Ana Luíza Vargas, Igor Luiz Urso, Frederico Franco, Luciana Rezende, Artur Tafuri, Marcela Aparecida, Caio Agostinho, Larissa Agostinho, Melissa Vargas Amado, Felipe Vargas Amado, Matheus Coutinho, Carolina Coutinho, Bernardo Amaral e João Gabriel Trindade.

PUBLICIDADE
Grupo juiz-forano, com caratecas de diversas idades, que irá buscar medalhas no Brasileiro (Foto: Divulgação C.E.K.S.)

Segundo o sensei Fernando Macedo, que também irá disputar o Brasileiro como atleta, a projeção para o campeonato é a melhor possível, diante das conquistas recentes de seus alunos. “A maioria tá retornando agora, depois da pandemia. Mas cerca de 17 foram neste ano para o Rio de Janeiro disputar o Estadual, e trouxemos 24 medalhas. Fizemos bem bonito, deu um gás legal para chegar no Brasileiro forte”, conta o sensei à Tribuna.

LEIA MAIS

Esperança do tri brasileiro para JF

Mesmo com a maioria dos caratecas conciliando esporte com estudo e trabalho, Fernando Macedo garante que toda a equipe teve um empenho enorme. “A gente treinou bastante, principalmente o pessoal da categoria especial. Estamos com uma esperança boa de convocação, de trazer medalhas e levar uma garotada para o Pan-Americano. Os pais dão muito apoio e a equipe está muito bonita. Temos tudo para fazer bonito e trazer muitas medalhas para Juiz de Fora”, projeta.

Uma dessas esperanças de medalha é Igor Luiz Urso, de 17 anos. O carateca subiu ao pódio do campeonato nacional quatro vezes: foi campeão brasileiro em 2017 e 2019, prata em 2018 e bronze no ano passado. Mais uma vez, o jovem se sente preparado para representar Juiz de Fora. “Essa é a quarta vez em que eu estou indo para o campeonato Brasileiro de karatê JKA. Nossa equipe se preparou bastante com treinos intensos todos os dias na semana, duas horas por dia. E nos sábados, de quatro a seis horas de treino”, explica.

Do mesmo tamanho das suas conquistas, está o pensamento do garoto. “Essa vai ser a volta dos campeonatos que dão vaga para (a seleção brasileira) disputar o Campeonato Sul-Americano, que vai ser em novembro, no Chile. Estou com muita expectativa de trazer esse ouro pra Juiz de Fora, e se Deus quiser vai ocorrer tudo de melhor”, espera Igor.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.