Padre Pierre será transferido da Paróquia de São José

Em meio a mudanças de párocos vinculados à Arquidiocese de JF, idealizador da Missa do Impossível será incluído nas alterações


Por Gabriel Silva

18/05/2022 às 10h41- Atualizada 18/05/2022 às 14h54

Padre Pierre à frente da Paróquia de São José (Foto: Fernando Priamo)

Após sete anos de atuação na Paróquia de São José, localizada no Bairro Costa Carvalho, o Padre Pierre Maurício deixará a igreja da Zona Leste da cidade. O criador da Missa do Impossível, celebração que reúne milhares de fiéis anualmente, será incluído em uma série de mudanças paroquiais que ainda serão oficializadas. As informações foram publicadas inicialmente pelo jornalista Ricardo Ribeiro, da Rádio Transamérica JF, e confirmada à Tribuna pela Arquidiocese de Juiz de Fora.

De acordo com informações passadas pela Arquidiocese via assessoria, o comunicado oficial das mudanças ainda será feito pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o que “deve ocorrer nos próximos dias”. Todavia, a entidade adiantou que “outras mudanças ocorrerão”, para além da saída do Padre Pierre. A Arquidiocese não informou para qual paróquia Padre Pierre será transferido e tampouco qual pároco vai assumir a Igreja São José.

PUBLICIDADE

A Tribuna tentou contato com o pároco, mas não obteve retorno até o momento.

Missa do Impossível patrimônio imaterial de JF

Foto: Fernando Priamo

A informação da saída de Padre Pierre da Paróquia de São José ocorre apenas quatro dias após a sanção da lei que declara a Missa do Impossível como patrimônio cultural de Juiz de Fora. A sanção foi publicada no sábado (14) no Diário Oficial do Município. Criado pelo vereador Marlon Siqueira (PP), o projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal em meados de abril.

A celebração, que se tornou tradicional e é acompanhada por milhares de fiéis, começou a ser realizada em 2014 nas noites de terça-feira na Igreja de São José, localizada na Avenida Sete de Setembro. As celebrações são realizadas pelo padre Pierre.

Em 2019, a tradicional celebração aconteceu no Sport Club e reuniu mais de 30 mil fiéis. A noite contou com momentos de oração e testemunhos e teve em seu início o terço da Batalha do Impossível. Durante os anos de 2020 e 2021, as missas foram realizadas por meio de transmissões no YouTube. O formato totalmente remoto foi adotado para garantir a segurança dos fiéis devido à pandemia de Covid-19. Em março deste ano, entretanto, a Missa do Impossível voltou a ser realizada no pátio da Igreja São José, com a manutenção de protocolos de segurança por conta da pandemia.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.