Dor no tornozelo: quais são as causas e como tratar?

Lidar com dor no tornozelo é bastante desafiador para quem tem um dia a dia agitado. Especialmente por ser uma dor persistente e incômoda, impossibilitando uma movimentação livre.

Por Marketing e Negócios

05/05/2022 às 13h07 - Atualizada 05/05/2022 às 13h07

Lidar com dor no tornozelo é bastante desafiador para quem tem um dia a dia agitado. Especialmente por ser uma dor persistente e incômoda, impossibilitando uma movimentação livre.

Vale a pena enfatizar que se trata de uma das articulações mais importantes do corpo. E também uma das mais sensíveis, que une pés e pernas.

PUBLICIDADE

Quando a dor no tornozelo demora a ir embora, logo vira motivo de preocupação. Mas, existem diversas alternativas para tratar o problema. Como sessões de fisioterapia, pôr gelo no local, usar anti-inflamatórios, etc. Consultar um médico é fundamental nos casos de dor crônica. Ou quando a dor é muito intensa.

Para te ajudar a entender mais sobre isso, preparamos um conteúdo repleto de informações importantes. Leia mais sobre dor no tornozelo: quais são as causas e como tratar?

O que é dor no tornozelo?

O tornozelo é composto por músculos, ossos, tendões e cartilagens. Sua estrutura é responsável por conectar os pés e as pernas. Quando ocorre a dor no tornozelo, há indícios de trauma, inflamação ou doença.

Veja abaixo quais são as principais causas de dor no tornozelo.

Quais são as principais causas da dor no tornozelo?

Mesmo sendo uma reclamação em comum, existem várias causas da dor no tornozelo. Muitas delas são apontadas junto a outros sintomas. 

Vale lembrar que a dor no tornozelo acontece de forma natural em pessoas mais velhas. Visto que, assim como as demais partes do corpo, as articulações também vão envelhecendo.

Além disso, veja quais são as principais causas da dor no tornozelo.

  • Entorses

Também chamadas de torção de tornozelo, as entorses ocorrem diante de uma movimentação brusca e irregular nessa articulação. Trata-se de uma lesão ligamentar que apresenta diferentes níveis de gravidade.

  • Entorse de grau 1: os tecidos são acometidos por microlesões. Mesmo sendo essa a torção mais “leve”, ainda assim pode gerar inchaço e dor no tornozelo.
  • Entorse de grau 2: representa uma ruptura parcial do ligamento nesta região, ocasionando dores mais fortes.
  • Entorse de grau 3: é a que demanda recuperação mais longa e dores mais intensas. Pois se refere a uma ruptura total do ligamento, em que o tecido é totalmente rompido.

Como tratar

Além de remédios para dor no tornozelo, a fisioterapia é a área médica especializada na reabilitação desses casos. Consulte um ortopedista para realizar exames específicos que ajudem a diagnosticar o problema.

  • Tendinite

A tendinite acontece quando há inflamação nos tendões, que ligam músculos e ossos. Quando o assunto é dor no tornozelo, geralmente a dor relaciona-se ao tendão calcâneo. O famoso tendão de Aquiles.

A doença se manifesta principalmente em quem está habituado a movimentos repetitivos nesta região do corpo. Como quem faz caminhadas, pratica saltos ou utiliza um calçado inapropriado diariamente.

Como tratar

A melhor forma de tratar a dor no tornozelo gerada pela tendinite é através de anti-inflamatórios, fisioterapia e analgésicos.

  • Pisada irregular

A maneira como uma pessoa põe os pés no chão pode acarretar em alguns problemas de saúde a curto e longo prazo. Sendo essa uma das principais causas da dor no tornozelo.

Existem duas maneiras de “pisar” errado, provocando as dores:

O conteúdo continua após o anúncio
  • Pisar concentrando o peso do corpo na parte interna dos pés;
  • Pisar para fora, jogando todo o peso para a parte externa dos pés.

Quando o equilíbrio do corpo não acontece da maneira correta na região plantar, as articulações ficam sobrecarregadas.

Como tratar

Ao notar um posicionamento diferenciado nos pés ao caminhar, ou mesmo dores no tornozelo, procure um ortopedista. Ele indicará o melhor tratamento para aperfeiçoar esse posicionamento. Essa mudança, indicará alívio para as dores.

  • Doenças

Outra situação que pode causar dor no tornozelo de repente é a apresentação de doenças.

As doenças mais comuns que geram dor nessa região são:

  • Gota (reumatismo nos pés): trata-se de uma doença crônica que acomete gravemente as articulações dos pés;

 

  • Artrose: Uma doença degenerativa que interfere em tecidos localizados em extremidades dos ossos;

 

  • Trombose: Formação de coágulos sanguíneos que provocam o inchaço nas pernas, pés e tornozelo, afetando a circulação do sangue na região.

Como tratar

Doenças mais graves exigem um olhar mais cauteloso do médico especialista. Geralmente, podem ser receitados anticoagulantes ou outros medicamentos específicos. Uma possível cirurgia também não está descartada.


Dicas para aliviar dor no tornozelo

Sofreu uma torção de tornozelo? Existem algumas dicas para aliviar as dores em um primeiro momento. Confira:

  • Compressa de água fria;
  • Spray para contusão;
  • Colocar os “pés para o alto”;
  • Usar fita para dor muscular.

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também