Juiz-forana conquista oito ouros em Brasileiros Masters de Natação e de Águas Abertas

Denise Barra também foi duas vezes vice-campeã representando o Clube Bom Pastor na Paraíba


Por Davi Sampaio, estagiário sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

12/04/2022 às 18h09- Atualizada 13/04/2022 às 11h42

Juiz de Fora segue forte nos desportos aquáticos em âmbito nacional. Na última semana, a nadadora Denise Barra, do Clube Bom Pastor, foi campeã do 67º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, na categoria 55+, nas provas 200m e 400m medley, 50m, 100m e 200m borboleta, e no revezamento 4×200m livre. A atleta também conquistou medalha de prata no revezamento 4x100m medley feminino, no revezamento 4x50m medley misto e um bronze nos 200m peito. Além de tudo isso, levou o troféu de segundo lugar no ranking brasileiro de provas curtas. Em 2021, a nadadora foi campeã nacional de águas abertas e vencedora do ranking em provas longas, com todas as premiações recebidas em João Pessoa e Cabedelo, na Paraíba.

Denise Barra é multicampeã na natação nacional (Foto: Arquivo pessoal)

“É com bastante orgulho que ganhei oito ouros, uma prata e um bronze, além dos dois troféus de 2021 que foram entregues agora. Mas o que destaco nessa disputa, que é um divertimento, é manter a saúde praticando esporte. Você mantém uma disciplina, alimentação equilibrada, horários e leva pra vida. E mais que isso, dá um incentivo a jovens para que comecem cedo a praticar esportes. Não precisa ser natação, mas a modalidade que você goste. Começando cedo, você terá uma vida mais saudável”, declara Denise, que treina todos os dias a partir das 6h.

PUBLICIDADE

Mesmo depois de ganhar tantas medalhas na piscina, Denise viajou para disputar provas abertas. ”Meu último dia de competições foi um desafio. Nadei três provas na piscina e de lá fui para a cidade de Cabedelo, onde nadei quase 3km no mar já cansada”, relata a nadadora.

O Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, que faz parte da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), aconteceu no Parque Aquático da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, e teve a participação de 405 atletas, divididos em 55 times de 17 estados mais o Distrito Federal. “Tenho muito orgulho em representar o Clube Bom Pastor, em ser uma nadadora de destaque em Juiz de Fora, Minas e no Brasil. Tenho títulos sul-americanos e pan-americanos também e, se Deus permitir, não paro de praticar esportes” conta a atleta.

Denise é treinada por Sidnei Costa, que destacou os resultados à Tribuna em meio ao curto período de treinos focados nas provas na Paraíba e também já projetou os próximos desafios. “Devido ao pouco tempo de preparação, foram satisfatórios. Longe dos melhores tempos dela. Fiquei muito feliz com as conquistas e agora é focar no Rei e Rainha do Mar, dia 22 de maio”, programa o coach.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.