O desafio de ser mulher no século XXI
“O que eu digo para as outras mulheres é que não deixem de sonhar e colocar seu sonho em prática (…)”
Ser mulher é desafiador. Viemos de um modelo familiar hierarquizado e patriarcal em que a mulher era submissa ao homem e ele era “a cabeça” do casal. O pátrio poder era incontestavelmente por ele exercido. A mulher não tinha vez e não tinha voz.
Mas esse papel tem evoluído. A igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres foi contextualizado através da nossa Carta Magna de 1988, no seu art. 5º. Mesmo diante dessa faculdade, ser mulher tem uma magia, uma ternura, uma sensibilidade características do sexo feminino. A possibilidade de ser mãe e carregar uma vida dentro do ventre, com certeza, faz dela ser muito especial. Mas a mulher ainda enfrenta muitos desafios para conquistar o seu lugar na sociedade.
Ela precisa se impor para passar uma grande credibilidade. É um esforço dobrado. Infelizmente, ainda vivemos numa sociedade machista. Essa intolerância, às vezes, parte da própria mulher em relação à outra mulher. Daí a necessidade de a mulher ter que se superar sempre. Temos que estimular a sororidade, o apoio entre as mulheres.
Diante das minhas conquistas, ah… sinto-me uma vencedora nos aspectos em que eu investi. Penso que a maioria das mulheres que superam os obstáculos, seja na vida pessoal ou profissional, guarda esse sentimento de realização, de satisfação, do dever cumprido. É recompensador. Diante da resistência, muito amor, jogo de cintura e paciência, assim a gente chega lá.
O meu sonho é viver numa sociedade mais justa, num mundo mais inclusivo e equilibrado, menos depredado pelo homem em relação à natureza e em sacrifício dos animais. O que eu digo para as outras mulheres é que não deixem de sonhar e colocar seu sonho em prática, através do propósito, da ação. Comecem já para que o resultado chegue logo. Não temam e não desistam do que vocês desejam, porque muitas das vezes seu sonho está a um passo de ser realizado. Não deixem que ninguém tire isso de vocês.
Vou concluir com uma frase de Alice Walker, uma escritora, poetisa e ativista feminista dos Estados Unidos: “As mulheres precisam se encher de coragem para alcançar seus sonhos adormecidos”. Bora realizar!