Procon abre inscrições para cursos gratuitos de educação financeira 

Cursos são feitos para consumidores mudarem seus hábitos relacionados ao uso do próprio dinheiro


Por Tribuna

28/03/2022 às 11h41

Nesta segunda-feira (28),  a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) abriu vagas para cursos gratuitos de educação financeira. Os interessados devem se inscrever através do telefone 2104-8702 ou presencialmente na sede do Procon/JF (Avenida Presidente Itamar Franco 992, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. As inscrições estarão abertas até as 20 vagas em cada modalidade serem preenchidas.

Os cursos estão sendo oferecidos por meio da Escola de Direito do Consumidor e Educação Financeira (Edcef) e as atividades são voltadas para consumidores que querem mudar seus hábitos e comportamentos em relação ao uso do próprio dinheiro. O foco do curso é a prevenção do consumismo e do superendividamento. A entrega do material  didático e a certificação do curso são gratuitas para todos os participantes.

PUBLICIDADE

Os cursos serão realizados em dois formatos distintos: workshop e curso noturno. O primeiro vai acontecer no dia 4 de abril, das 14h às 18h. O curso noturno, por sua vez, será nos dias 5, 12, 19 e 26 de abril, das 18h30 às 20h30.  O número de vagas leva em conta o espaço para distanciamento social, e também é obrigatório o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação na entrada. 

De acordo com Aline Rinco, gerente em exercício do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP) do Procon/JF, em nota,  devido ao cenário econômico atual, “atividades educativas relacionadas à educação financeira são relevantes, visto que muitas pessoas encontram-se endividadas”. Ela também explica que os cursos têm enfoque em diagnóstico financeiro, objetivos de vida, planejamento e organização do orçamento doméstico e estratégias para poupar. Além disso, aponta que “o curso é uma excelente ferramenta para que as pessoas aprendam a gerir de forma mais segura e consciente suas finanças pessoais e se conscientizem sobre a importância da Educação Financeira para melhor qualidade de vida”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.