Pesquisa aponta influência nacional nas eleições estaduais; Zema lidera em Minas

Pesquisa presencial foi realizada pela Genial/Quaest no período de 11 a 16 deste mês


Por Paulo Cesar Magella

18/03/2022 às 09h00- Atualizada 28/04/2022 às 08h59

A campanha presidencial terá forte influência nos estados, sobretudo quando se trata dos candidatos Lula e Bolsonaro, que hoje lideram as intenções de voto. Pesquisa presencial da Genial/Quaest, registrada no TRE sob o número MG.00132/2022, realizada no Estado no período de 11 a 16 deste mês de março, indica que 40% dos eleitores querem um candidato ligado ao ex-presidente Lula, enquanto 36¨% entendem que o melhor caminho é ficar distante dos dois, e 21% apoiariam um candidato ligado a Bolsonaro. Mas se o pleito fosse hoje, o governador Romeu Zema teria seu mandato renovado. Aliás, 62% dos entrevistados entendem que ele deveria ter uma segunda chance, enquanto 31% discordam. Entre nulos e brancos estão 7%.

Metade dos mineiros ainda não definiu seu candidato

Na pesquisa espontânea – aquela em que o nome do candidato não é apresentado aos entrevistados – o número de eleitores que ainda não escolheram o candidato é surpreendente: 52% estão nesta situação. Romeu Zema tem 9% das intenções de voto, enquanto seu principal concorrente, Alexandre Kalil, foi indicado por 3% dos eleitores. O número de indecisos está na casa de 33%.

PUBLICIDADE

Na estimulada, governador sai na frente dos adversário

Já a pesquisa estimulada, na qual o pesquisador apresenta o nome dos candidatos em um disco, aponta a mesma polarização. Num primeiro cenário, Romeu Zema teria 34% dos votos; Alexandre Kalil, 21%; André Janones, 7%; Cleitinho Azevedo, 6%; Carlos Viana, 5%; Vitório Medioli, 2%; Miguel Corrêa, 1%. Brancos e nulos somam 12% e indecisos, 11%. Num segundo cenário, com apenas quatro candidatos, Zema teria 40% dos votos; Kalil, 26%; Carlos Viana, 6% e Vitório Medioli, 4%. Brancos e nulos, 12%, e indecisos, 12%. Um terceiro cenário aponta Zema com 42%, Alexandre Kalil, com 28% e Vitório Medioli com 6%. Brancos e nulos chegam a 12%, o mesmo dos indecisos.

No segundo turno, hoje, Zema vence Kalil

Um segundo turno entre Zema e Kalil daria, hoje, a vitória ao governador. Ele teria 49% das intenções de votos contra 33% de seu adversário.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.