Whatsapp no exterior: saiba como usar com um chip internacional

A utilização do whatsapp numa viagem internacional é bastante fácil, ao adquirir um chip internacional e instalar no celular.


Por Celso Martins Santos

24/02/2022 às 18h10

O whatsapp, com certeza, agrupa muitas ferramentas que simplificam a nossa rotina. Entretanto, o aplicativo pode se tornar um problema quando for necessário numa viagem internacional. Assim, criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton, dois colaboradores do Yahoo, o whatsapp é hoje em dia um dos aplicativos que mais se expande no planeta. 

Desse modo, para que ninguém fique sem os benefícios dessa ferramenta, confira abaixo como utilizar o whatsapp no exterior com um chip internacional para estar sempre conectado, não importa aonde vá. 

PUBLICIDADE

O que é o whatsapp?

Trata-se de um aplicativo de mensagens gratuito que sucedeu o SMS e possibilitou o recebimento e o envio de recados, vídeos, fotos, além de chamadas e mensagens de voz. Dessa forma, para funcionar o whatsapp necessita de conexão com a internet seja por meio de uma rede 4G/3G, Wi-fi ou chip internacional pré-pago. 

Portanto, ao realizar a instalação da ferramenta pela primeira vez, bastará comunicar o número do seu aparelho, recebendo a seguir um SMS com o código de confirmação para iniciar o uso. 

Como usar o whatsapp com um chip internacional?

A utilização do whatsapp numa viagem internacional é bastante fácil, ao adquirir um chip internacional e instalar no celular. Então, para isso é preciso apenas ligar o aparelho e abrir o aplicativo, onde o próprio irá identificar que há um chip com outro número de telefone e outra operadora. 

Dessa forma, o usuário possuirá duas alternativas:

Mudar o número – Ao optar pela mudança do número, este será relacionado com o chip internacional para uso no whatsapp, mas com isso o usuário perderá o histórico de todos os grupos e conversas. Por isso, esse processo será como se você estivesse gerando uma nova conta de acesso no aplicativo. 

Manter o número – Ao optar por manter o número, mesmo na posse de um chip internacional, será possível a utilização contínua do número de telefone do seu país de origem, mantendo assim o histórico das conversações e grupos do whatsapp. Portanto, se vai fazer a primeira viagem internacional e deseja continuar com o número do país original, selecione a opção “Manter”. 

Obs. Jamais instale o chip internacional de internet com o aparelho ligado, prefira desligar antes de fazer a instalação para não haver danos. 

Cuidados ao usar whatsapp nas viagens internacionais

Muitas pessoas não conhecem o consumo próprio de dados móveis, sendo seduzidas de maneira fácil pelos planos de operadoras internacionais com internet contínua. Desse modo, é crucial que o usuário tenha uma noção mínima de seu consumo atual de dados móveis, sobretudo quando possui planos de realizar uma viagem e obter um chip pré-pago internacional. 

Sendo assim, siga as instruções abaixo para entender melhor sobre o consumo de dados e os cuidados que deverão ser tomados para utilizar o whatsapp em viagens internacionais. 

O conteúdo continua após o anúncio

Volume de dados recebidos e enviados:

Há um tipo de contador de uso de dados no whatsapp que conforme vai sendo utilizado, a ferramenta registra a quantidade de megabytes. Confira em:

  • Android – Configurações / Uso de Dados e Armazenamento / Uso de Redes. 
  • iPhone – Ajustes / Uso de Dados e Armazenamento / Uso de Redes. 

Feito isso, nessa tela o usuário possuirá todas as estatísticas de utilização da ferramenta, optando por “Zerar Estatísticas” no final. 

Download automático de vídeos, áudios e fotos:

Ao receber arquivos de mídia desnecessários, você estará gastando seu pacote de dados inutilmente com coisas que poderiam ser vistas com wi-fi. Dessa forma, a melhor opção seria desativar o download automático. 

  • Android – Configurações / Uso de Dados e Armazenamento / onde na seção “Transferência Automática de Dados” selecione quais categorias de mídia poderão utilizar a rede de telefone. 
  • iPhone – Ajustes / Uso de Dados e Armazenamento / onde na seção “Transferência Automática de Dados” selecione quais categorias de mídia poderão utilizar a rede de telefone.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.