Empresas de ônibus respondem dentro do prazo; PJF ainda analisa

Prefeitura notificou as concessionárias em janeiro por problemas na prestação do serviço na cidade


Por Renato Salles

22/02/2022 às 19h40- Atualizada 22/02/2022 às 19h46

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou, nesta terça-feira (22), que recebeu, dentro do prazo, as respostas das empresas concessionárias que prestam o serviço de transporte coletivo urbano na cidade sobre as notificações feitas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da PJF no último dia 20 de janeiro. Assim, as manifestações dos consórcios Manchester e Via JF aconteceram dentro do prazo que se expirou às 23h59 desta segunda-feira. A Tribuna solicitou ao Município acesso à íntegra das respostas das empresas, porém não obteve retorno. Por meio de nota, a SMU afirmou à reportagem que, agora, as respostas dos consórcios “serão criteriosamente estudadas no processo de tomada de decisão pelo Município”.

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As notificações aconteceram no último dia 20 de janeiro, quando a SMU acionou as empresas determinando que as concessionárias adotem ações para corrigir falhas cometidas na prestação do serviço à população. Entre os problemas apontados pelo Município estão o não cumprimento de horários dos itinerários dos ônibus, questionado ao Consórcio Via JF; e a circulação de veículos com idade acima da permitida, além de acidente envolvendo ônibus, repreensões feitas ao Consórcio Manchester.

Também por meio de nota, a Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp), que representa os consórcios, informou à reportagem que “a defesa foi protocolada no prazo previsto, resistindo a eventual intenção de caducidade do contrato e reforçando as tratativas entre concessionárias e Município de Juiz de Fora, no âmbito do comitê gestor, que está em curso desde 2021, na busca de melhores soluções para o restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

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