Árbitro juiz-forano é afastado após pênalti polêmico em Atlético-MG x Athletic

FMF pune Paulo César Zanovelli, que marcou falta duvidosa dentro da área, determinante para a vitória do time da casa no Campeonato Mineiro


Por Davi Sampaio, estagiário sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

18/02/2022 às 14h56

A Federação Mineira de Futebol (FMF) afastou o árbitro Paulo César Zanovelli, responsável por, na última terça-feira (15), ter marcado um pênalti a favor do Atlético- MG, no jogo contra o Athletic, de São João del-Rei, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. No lance, que gerou muita reclamação do time visitante, Sidimar, ex-Tupi, estava com o braço na frente do atacante Ademir; o atacante do Galo caiu e o juiz marcou pênalti. Como não há VAR nessa fase da competição, a infração foi confirmada e Hulk converteu, já aos 45 minutos do segundo tempo. O gol decretou a vitória do Galo por 1 a 0.

Apesar da polêmica, PC Zanovelli é um dos principais árbitros do estado e pertence ao quadro da CBF (Foto: Pedro Souza / Atlético)

”O Athletic Club manifesta sua total indignação com a atuação da equipe de arbitragem composta pelos Srs. Paulo César Zanovelli da Silva, Felipe Alan Costa de Oliveira, Magno Arantes Lira e Daniel da Cunha Oliveira Filho, responsáveis pela condução da partida contra o Clube Atlético Mineiro ocorrida no dia 15 de fevereiro de 2022. […] Trata-se de jogada normal, em lance no qual, sem dúvida alguma, o zagueiro apenas utiliza seu corpo com força compatível para proteger a bola e possibilitar a sua recuperação pelo goleiro Pedro Rocha” – repudiou o Athletic, em nota divulgada na última quinta-feira (17).

PUBLICIDADE

Por entender que os auxiliares Felipe Alan Costa de Oliveira, Magno Arantes Lira e Daniel da Cunha Oliveira Filho não tiveram participação no lance, nenhuma medida será tomada contra eles. Já o juiz-forano Paulo César Zanovelli da Silva, o árbitro da partida, participará de uma reciclagem. O tempo dessa qualificação não foi divulgado pela FMF.

Formado em Educação Física pela UFJF, Paulo César é profissional do quadro da CBF desde 2018, e estreou na Série A, elite do futebol nacional, em junho do ano passado, quando apitou a vitória do Athletico por 3 a 0 sob o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi. Nos últimos anos, o juiz-forano tem conquistado mais espaço nas principais competições do país, apesar da polêmica na última partida trabalhada, já tendo apitado, inclusive, o clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro na última temporada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.