Aplicativo Cittamobi Acessibilidade é relançado em JF

Versão da ferramenta para pessoas com deficiência visual tem novas funcionalidades para os usuários


Por Gabriel Silva

16/02/2022 às 11h45

O aplicativo Cittamobi Acessibilidade, versão que atende aos usuários do transporte público com deficiência visual, foi relançado nesta quarta-feira (16) pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A ferramenta, agora, passa a ser atualizada com novas funcionalidades que buscam facilitar o uso pelos usuários. Desde 2014, o Cittamobi está disponível no município, com a versão adaptada dedicada às pessoas com deficiência visual lançada três anos depois na cidade.

O Cittamobi Acessibilidade, bem como a versão tradicional do aplicativo, oferece informações a respeito do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora, tais como os pontos de ônibus mais próximos do local onde está o usuário e o tempo previsto para a chegada das linhas de ônibus. A versão adaptada, por sua vez, disponibiliza tais informações por meio de um sistema que reconhece mais de 420 frases e cem comandos de voz, segundo os desenvolvedores, e busca auxiliar a pessoa com deficiência visual durante todo o trajeto da viagem.

PUBLICIDADE

“Quando eu pensei no aplicativo, eu pensei para solucionar os problemas que eu tinha. Num ponto de ônibus, (eu estava) esperando um ônibus há 40 minutos, fazendo sinal para tudo que passava. Eu pensei: ‘se eu soubesse que horas o ônibus passaria no ponto, eu não estaria passando por isso’. Quando voltei para casa, fui atrás das informações de ônibus e foi, a partir daí, que o aplicativo começou”, conta Luiz Porto, o desenvolvedor da ferramenta. 

Além de disponibilizar as funcionalidades tradicionais do Cittamobi adaptadas por comandos de voz, a versão dedicada às pessoas com deficiência visual traz funções adicionais, como a possibilidade de enviar, para o sistema, sinalizações de problemas urbanos que dificultam a rotina do usuário com deficiência, tal como alguma barreira na calçada ou um buraco, e acompanha todo o trajeto do usuário. “O aplicativo tem ferramentas que vão facilitar o uso. Mesmo andando a pé, ele te informa por onde você está passando, todo o endereço. Você conhece melhor a cidade onde você mora e tem mais acessibilidade”, diz Porto.

Presente na coletiva de relançamento, a prefeita Margarida Salomão (PT) celebrou a possibilidade de facilitar a vida do usuário de transporte público oferecida pelo aplicativo. “É para isso que serve a tecnologia e é isso que queremos que Juiz de Fora seja: uma cidade inteligente e também generosa. Ou seja, uma cidade em que os benefícios sejam extensivos a todas as pessoas”, diz Margarida. “É mais um passo nesse processo de garantir uma cidade para todas e todos”, acrescentou o secretário Especial de Direitos Humanos (SEDH), Biel Rocha, também participante da cerimônia.

A versão adaptada do aplicativo está disponível em mais de cem cidades brasileiras e pode ser baixada por aparelhos com o sistema Android e iOS. Em Juiz de Fora, durante 2021, o Cittamobi teve mais de 94 mil usuários e 43 mil downloads, de acordo com os desenvolvedores da ferramenta.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.