Gabriel Araújo concorre ao troféu ‘Atleta da Galera’ no Prêmio Paralímpicos

Três vezes medalhista em Tóquio, nadador mineiro pode faturar prêmio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em votação popular


Por Davi Sampaio, estagiário sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

08/02/2022 às 19h40- Atualizada 09/02/2022 às 09h50

Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, de apenas 19 anos, já fez história nas piscinas: o atleta de natação conquistou, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, duas medalhas de ouro, nas provas 50m costas e 200m livre, e uma medalha de prata, nos 100m costas. Além de todo talento em seu esporte, o nadador do Clube Bom Pastor possui um carisma enorme. Não à toa, Gabrielzinho está concorrendo ao prêmio ”Atleta da Galera”, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A votação popular para definir quem será o ”Atleta da Galera”, na décima edição do Prêmio Paralímpicos, começou no último dia 1º, e o resultado sairá nesta quarta-feira (9), em cerimônia que acontecerá no São Paulo Expo, na capital paulista, às 19h. Para votar, basta acessar o site materiais.cpb.org.br/atletadagalera-votacao e escolher seu favorito. Nessa categoria, os candidatos são: Beth Gomes (atletismo), Carol Santiago (natação), Gabriel Araújo (natação), Thalita Simplício (atletismo) e Thiago Paulino (atletismo), que foram escolhidos após uma votação envolvendo patrocinadores, jornalistas e o Conselho de Atletas do CPB.

PUBLICIDADE
Gabriel vem de sucesso em Tóquio 2020 com três medalhas (Foto: Fernando Priamo)

Natural de Corinto (MG), Gabriel Araújo ficou conhecido mundialmente após conquistar três medalhas em Tóquio. Sua personalidade e irreverência também chamaram muita atenção, ”caindo nos braços” do povo brasileiro, principalmente após comemorar suas conquistas com danças populares nas redes sociais. Quando chegou em Juiz de Fora (cidade onde realiza seus treinamentos), após a Paralimpíada, Gabrielzinho desfilou em uma viatura do Corpo de Bombeiros pela cidade, com muita festa dos juiz-foranos.

O atleta continua treinando no Clube Bom Pastor, com as orientações de seu treinador Fábio Antunes, que o acompanhou durante todo o ciclo olímpico. Seus principais focos são o Mundial deste ano, o Parapan em 2023, e claro, a Paralimpíada de Paris 2024.

Além do prêmio ”Atleta da Galera”, no qual Gabrielzinho é candidato, serão distribuídos prêmios em outras dez categorias: Prêmio Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Clube Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino. O anúncio destas honrarias ocorreu na noite desta terça, após esta edição.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: natação

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.