Inscrições para Cursos Populares para Concursos abrem nesta terça
As vagas serão direcionadas para as turmas de Enem, Pism e outros preparatórios; cadastro deve ser feito pela internet
Interessados em uma vaga dos Cursos Populares para Concursos (CPC) podem fazer suas inscrições a partir desta terça-feira (1), por meio da aba presente no site da Prefeitura de Juiz de Fora, a partir das 10h. As vagas oferecidas serão para as turmas gratuitas com o foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e outros preparatórios. As inscrições acontecem até o dia 14 de fevereiro.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), que visa aumentar os índices de educação no município, oferecendo ensino de forma totalmente gratuita.
Entre as vagas oferecidas estão as turmas para para Enem (manhã e noite); Pism I (tarde); Pism II (tarde); Pism III (tarde); Instituto Federal (tarde); preparatório básico para concursos (tarde); preparatório geral para concursos (manhã, tarde e noite); redação (manhã e noite); e espanhol (manhã e noite).
No fim do período de inscrições, os alunos serão selecionados com base nos critérios previamente definidos pela organização. Após a seleção, será divulgada a lista com os estudantes selecionados e as instruções para o período de matrícula.
Neste ano, a partir de março, as aulas serão ofertadas de forma presencial, na sede do CPC, localizada na Rua Marechal Deodoro, 230, 3º andar, Centro.
Critérios para inscrição
Para se inscrever, o interessado deverá apresentar a documentação exigida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos. Serão favorecidas as pessoas inscritas no CadÚnico, com dados atualizados.
Caso o número de cadastrados seja maior que o de vagas, serão adotados os seguintes critérios:
- pessoas inscritas no CadÚnico, com seus dados atualizados, beneficiárias do Programa Auxílio Brasil;
- pessoas inscritas no CadÚnico, com seus dados atualizados, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- pessoas inscritas no CadÚnico, com seus dados atualizados, e que possuírem renda familiar per capta de até meio salário-mínimo;
- pessoas formalmente encaminhadas pela rede de proteção e defesa de direitos à SEDH;
- e para as turmas do Pism II e Pism III, alunos matriculados no CPC em 2021 nas turmas do Pism I e Pism II e que tiveram frequência mínima de 60%.