Estrutura de contenção de água pluvial transborda e trecho da BR-040 é interditado

Segundo os Bombeiros, ocorrência não apresenta riscos para barragem e nem para a população


Por Tribuna

08/01/2022 às 14h35- Atualizada 08/01/2022 às 14h49

(Foto: Reprodução)

O Corpo de Bombeiros confirmou, na manhã deste sábado (8), que a estrutura de contenção de água pluvial, que pode ser chamada de forma leiga de dique, no Bairro Alphavile, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou, atingindo um trecho da BR-040, onde o tráfego foi interrompido.

De acordo com o porta-voz dos Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, o transbordamento da estrutura ocorreu próximo da Mina de Pau Branco, que é administrada pela empresa Vallourec. O dique, segundo Aihara, é considerado pequeno para os padrões da mineração. “O maciço se encontra íntegro, não há nenhum tipo de rompimento nele ou de problema estrutural. Não há vítima fatal ou comunidade que esteja em risco ou demande ação de evacuação”, destacou o porta voz. Ele acrescentou que a via permanecerá fechada e que não há previsão de liberação por enquanto. “Recomendamos que os motoristas evitem a região da BR-040 porque o trânsito vai provavelmente ficar bem prejudicado nas próximas horas”.

PUBLICIDADE

Aihara reiterou que não há risco iminente no local. Por conta do teto baixo, o sobrevoo na região foi dificultado, o que impediu a realização de imagens aéreas do local. No entanto, a estrutura do Corpo de Bombeiros foi deslocada para a região e acompanha os trabalhos, inclusive no contato direto com a Vallourec.

Tópicos: chuva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.