Guarda Municipal e PM assumem monitoramento do Olho Vivo

Manutenção dos equipamentos será feito por nova empresa; PJF suspendeu acordo com terceirizada anterior


Por Juliana Netto

05/01/2022 às 20h28

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que o programa Olho Vivo, realizado em parceria com a Polícia Militar, segue em funcionamento, com monitoramento de guardas municipais, e deve contar com uma nova empresa para realizar a manutenção dos equipamentos na cidade. Conforme a Administração municipal, em outubro do ano passado, o contrato com a empresa terceirizada responsável por executar o serviço de monitoramento das câmeras foi suspenso, por motivos de “descumprimento contratual e risco iminente para a Administração”.

“Tal contrato custava aos cofres públicos aproximadamente R$ 1 milhão por ano e não estava sendo devidamente cumprido. A decisão observou todos os prazos e trâmites legais”, informou a PJF em nota divulgada na noite desta quarta-feira (5). Após a suspensão contratual, o monitoramento das câmeras, segundo a PJF, passou a ser realizado por servidores do quadro efetivo da Guarda Municipal junto à Polícia Militar. “A decisão assegurou a continuidade do monitoramento, que não sofreu nenhum tipo de comprometimento”, cita o texto.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a Prefeitura, em momento algum o Olho Vivo ficou sem funcionar em Juiz de Fora. “Importante destacar que, além de não gerar prejuízo ao serviço, a medida contribuiu para que o monitoramento seja realizado de maneira mais técnica e qualificada, pois os policiais militares, bem como os guardas municipais possuem formação e treinamento específicos para esse tipo de ação.”

Nova contratada para manutenção deve iniciar serviços em breve

A Prefeitura destacou que o monitoramento e a manutenção de equipamentos são serviços distintos. Dessa forma, a PJF informou que, recentemente, após um longo período sem a manutenção das câmeras, a PJF realizou pregão eletrônico para contratação de empresa responsável pelo serviço. O resultado da empresa vencedora foi homologado em 23 de dezembro de 2021, de modo que é aguardado, para breve, o início da manutenção das câmeras.

O Olho Vivo é o resultado de uma parceria entre o estado de Minas Gerais, através da Polícia Militar (PMMG), e a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, que tem por objeto o videomonitoramento de regiões da cidade através de câmeras. As imagens são direcionadas para uma central que se encontra junto à PMMG e auxilia para o policiamento e a segurança em nossa cidade.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.