Primeira edição do ‘Arte Sublime’ acontece neste sábado

Evento tem programação gratuita, incluindo apresentações musicais, de dança e exposições


Por Júlio Black

16/12/2021 às 16h35

sublime
Obra do artista plástico Daniel Cazadio, que participará do evento (Foto: Divulgação)

Com o retorno das atividades presenciais, a cultura aos poucos vai retomando seus eventos. Um deles é a primeira edição do “Arte Sublime”, que acontece neste sábado, a partir das 11h, no Restaurante Sublime, no Bairro São Mateus. Com programação gratuita, o evento terá participação de artistas de diversas áreas, como fotografia, música, literatura, artes plásticas, cinema, escultura e dança, além de artesanato, gastronomia e contação de histórias.
De acordo com uma das responsáveis pelo “Arte Sublime”, Priscilla Thevenet, a programação é direcionada a todas as idades. Também organizadora da Feira do Livro de Juiz de Fora – que este ano foi realizado de forma virtual -, ela conta que a ideia do evento surgiu de uma conversa com a escritora Renata de Aragão Lopes, também organizadora do evento e que vai promover, no sábado, o lançamento do livro infantil “O parquinho de mistérios”.
“Nós notamos que os eventos voltaram de forma muito forte na cidade, principalmente os mais comerciais, e que não havia opção de evento cultural com programação gratuita e para todas as idades. E sabemos que o (evento) presencial faz diferença, então nos unimos para realizar a primeira edição do ‘Arte Sublime’”, explica, Priscilla, que adianta alguns detalhes sobre as atrações.
“Assim que entrar no local do evento, a pessoa vai se deparar com exposições de esculturas, telas, desenhos; assim que entrar, já vai mergulhar em arte. Mais além teremos expositores vendendo produtos como acessórios e artesanatos, pois também queremos valorizar os artistas e marcas da cidade, além de trazer algumas atrações do Rio de Janeiro. No início da tarde teremos uma programação voltada para as crianças, com contação de histórias e o lançamento do livro. Depois, teremos apresentação de dança e palestras de assuntos como cinema e mapa astral, e para encerrar está programada uma apresentação de música ao vivo e um sarau, que não temos há quase dois anos na cidade.”

sublime
Cantora Madhu é uma das atrações da primeira edição do “Arte Sublime” (Foto: Divulgação)

Priscilla comenta, ainda, a “sensação única”, como diz, de poder reunir artistas e público no mesmo local depois de tanto tempo. “Apesar dos eventos on-line ou híbridos terem sido uma opção para os organizadores, faz muita diferença você poder estar olho no olho, acolhendo o público e em contato direto com os artistas, além das oportunidades de negócios para os expositores. Era algo que fazia muita falta, como poder apreciar de perto uma obra de arte, a troca de ideias, ouvir a música no mesmo local em que o artista se apresenta”, afirma. “Faz toda a diferença para as pessoas ter esse toque humano, e será uma situação em que todos ganham. Juiz de Fora é uma cidade com sede de cultura, então é preciso fomentar a cultura e a arte – principalmente entre as crianças, para que desde cedo cresçam fascinadas por participarem de eventos culturais.”

PUBLICIDADE

ARTE SUBLIME
Neste sábado, a partir das 11h, no Restaurante Sublime (Rua São Mateus 408 – São Mateus)

PROGRAMAÇÃO
11h – Abertura com expositores (Yure Mendes, Marcelo Aquino, Art Wall Quadros, Daniel Cazadio, Guto Mattos) e DJ Gabriel Domingues
Meio-dia – Bichinhos de balão e pintura facial
13h –DJ Gabriel Domingues
14h – Adriana Gamelas – contação de história
15h – Lançamento do livro “O parquinho de mistérios”, de Renata de Aragão Lopes
16h – Contação de estórias – Michele Cardoso
17h – Apresentação de dança – Balliamo Espaço de Dança
18h – Palestra “2022 e Mercúrio: A arte além do senso comum” – Marcus Amaral
19h – Palestra “Entre livros e filmes: Trilhando novos caminhos” – Wagner Lacerda
20h – Música e Poesia Falada
21h – Show com a cantora Madhu

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.