Berilo laça o single ‘Lusíada’, sua estreia autoral

Canção pode ser ouvida nas plataformas de streaming musical a partir desta sexta-feira


Por Júlio Black

17/12/2021 às 07h00

berilo
Nascido em Juiz de Fora, Berilo passou a investir na carreira musical a partir de 2020 (Foto: Divulgação)

Juiz de Fora continua a produzir mais e mais novos artistas. Na área musical, o novo nome a buscar seu lugar ao sol é o cantor e compositor Berilo, que lança nesta sexta-feira, nas principais plataformas de streaming, seu primeiro single, “Lusíada”. A música foi gravada em três estúdios diferentes: Sonidus, Guilf Produções e Full Time. Além de Berilo nos vocais, violão, viola e gaita, o single tem as participações de Tiago Gasparetto na bateria, e os produtores Guilf e Jones Mendes no baixo e teclado/órgão, respectivamente.
O cartão de apresentação musical do juiz-forano Berilo é definido pelo artista como uma reflexão sobre liberdade e identidade cultural, em que o eu-lírico, a partir dessas questões, se depara com as dualidades de seu sentir frente a um sistema implacável e à animosidade das pessoas quanto a isso.
“Não houve um acontecimento específico que levou a essa reflexão. Foi a vida em geral, a questão de ficarmos pensando aonde estamos indo enquanto pessoa, nação. E isso me fez refletir sobre essa nossa coletividade, a questão de liberdade e independência que acreditamos que o país possui”, explica. “‘Lusíada’ representa a mim, o ‘lusíada Berilo’, buscando minha liberdade, mesmo sabendo que é uma ilusão, e também o ‘lusíada povo brasileiro’, que se acha uma nação influente, independente, mas que é uma colônia cultural até hoje.”

Influências do rock, folk e MPB

“Lusíada” tem sido rotulada como um exemplar do chamado rock rural, subgênero que costuma ter em seu mix a música folk, o rock e a MPB – bem a ver com alguns dos artistas que servem de referência para Berilo desde que começou a ouvir música: Neil Young, Milton Nascimento, Humberto Gessinger e Lenine, entre outros. “Seja como artista ou pessoa, tudo com que a gente tem contato é absorvido de alguma forma e reflete no que fazemos. É claro que alguns artistas têm uma influência maior, e esses são os que me acompanham desde a infância e me deram a mão, mesmo que sem saber, para dar meus passos na música e na composição.”
Berilo conta, ainda, que aprendeu a tocar seu primeiro instrumento ainda na adolescência, mas que a pressão social fez com que encarasse a música, num primeiro momento, como hobby. “Pouco antes do início da pandemia, decidi que queria seguir esse caminho, viver a música de forma mais intensa. Como foi num momento em que não podia ter contato com outras pessoas, realizei muitas lives pela internet, sozinho, mas nunca deixei de estar acompanhado por outros músicos, por amigos e pela família. Só posso agradecer a quem esteve comigo nessa jornada”, diz Berilo, que tem muitos planos para 2022. “As gravações da próxima música já começaram, será uma parceria com meu irmão Celso. Pretendo lançar esse novo single em fevereiro e manter lançamentos constantes, a princípio apenas singles, e quem sabe um trabalho mais maduro e coeso até o final do próximo ano.”

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.