A importância da inclusão no sistema educacional

“Nesta segunda-feira (13), comemoramos o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência Visual. Essa data tem por objetivo conscientizar a população contra o preconceito e a discriminação, incentivando o espírito de solidariedade humana”


Por Bruno Silva, colaborador do Senac que possui deficiência visual

12/12/2021 às 07h00

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) traçou um perfil e o panorama dos brasileiros com deficiência hoje no país. O levantamento, feito há dois anos, mas publicado em 26 de agosto de 2021, concluiu que há mais de 17 milhões de pessoas (8,4% do total) com pelo menos um tipo de limitação relacionada às suas funções. Os dados expõem o abismo que existe entre a presença desses cidadãos em escolas, faculdades e no mercado de trabalho em relação àqueles sem deficiência: 67,6% dessas pessoas não possuem instrução ou mesmo concluíram o ensino fundamental, contra 30,9% daqueles sem deficiência, número que já seria alto. Os mais prejudicados são os que possuem alguma deficiência mental, que aparecem como os mais excluídos em todos os quesitos.

A pesquisa reflete a baixa escolaridade e o pouco acesso dessas pessoas às universidades. Entre os com deficiência, apenas 5% concluíram o nível superior, enquanto os sem deficiência representam um número três vezes maior. Parte disso pode ser explicado pelo fato de que muitos não estão concluindo sequer o ensino médio, apenas 16%. Se a educação de base não vai bem, a situação do mercado de trabalho também não é a ideal. A PNS realizou um levantamento ocupacional dos brasileiros com algum tipo de deficiência, levando em consideração empregos formais ou informais e até dividindo-os entre os tipos de deficiência alegados. Os dados mostraram não só mais um grande desnível em relação àqueles sem deficiência como entre os próprios segmentos.

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Aqui, entra a relevância de entidades educacionais que verdadeiramente busquem a promoção da diversidade e da inclusão em atividades, serviços/produtos ofertados e seus ambientes.

O Senac, por exemplo, possui uma área voltada ao acompanhamento dos alunos que sinalizam que possuem algum tipo de deficiência ou necessidade específica, fornecendo-lhes todos os recursos humanos, tecnológicos, materiais e recursos didáticos para que sejam plenamente incluídos.

Em 2021, a instituição contabilizou mais de 1.900 alunos com deficiência, matriculados em seus cursos, em áreas diversas, sendo, destes, 694 com deficiência visual. Nesta segunda-feira (13), comemoramos o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência Visual. Essa data tem por objetivo conscientizar a população contra o preconceito e a discriminação, incentivando o espírito de solidariedade humana. E uma das principais conquistas nos últimos anos foi a implantação de legislações que garantissem métodos de ensino específicos para crianças e adultos com deficiência visual, por meio do sistema braile. Faz-se importante ressaltar que, para além dos ambientes educacionais, a sociedade e os ambientes urbanos devem estar preparados para receber esse público, desde a instalação de pisos táteis nas calçadas à capacitação da equipe de atendimento dos entes públicos ou instituições privadas.

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