Universo paralelo


Por RAPHAEL PANARO

28/08/2014 às 06h00- Atualizada 20/11/2014 às 07h44

Se há um segmento em extinção no Brasil é das station wagons. Nos últimos anos, elas perderam espaço, principalmente, com a ostensiva chegada dos utilitários esportivos. Atualmente, a oferta é escassa e as wagons viraram um nicho. Com raras e antigas exceções – Fiat Weekend e Volkswagen Space Fox -, os modelos oferecidos hoje custam a partir de R$ 100 mil. Casos de Volvo V60, Audi A4 Avant e RS6 Avant. Por aqui as peruas estão em baixa, mas na Europa elas se sustentam. Daí a Peugeot ter lançado, no começo do ano, uma nova geração da 308 SW. Por lá ela briga com Skoda Octavia, Renault Mégane Estate e até o Honda Civic Tourer.

Um dos trunfos da station francesa é a estética. A Peugeot “transportou” para ela o elogiado visual do hatch. Mas o que se espera de uma perua é espaço. A 308 SW é feita em cima da nova plataforma modular EMP2, ou Efficient Modular Platform. Na SW, ela oferece 33cm a mais de comprimento e 11cm a mais no entre-eixos que no hatch – a SW tem 4,58 metros e 2,73m, respectivamente. Altura e largura, de 1,47m e 1,86m, se mantiveram. O alongamento da perua gerou uma capacidade de porta-malas maior, de 610 litros – ou 140 litros a mais que o hatch. A nova arquitetura também contribuiu para a diminuição de peso. São 140kg a menos que a 308 SW anterior, que chegou a ser vendida no Brasil.

PUBLICIDADE

Por dentro, a Peugeot “limpou” o painel de botões e concentrou os comandos na tela “touch” de 9,7 polegadas. O conceito é mesmo inaugurado no 208, com o cluster de instrumentos visível acima do aro do volante – com direito a conta-giros com escala invertida. Em termos de equipamentos, desde a versão intermediária, a 308 SW traz airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade, ar-condicionado digital dual zone e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9,7 polegadas com GPS integrado, que controla as funções de nage rádio, Bluetooth e USB.

Na parte mecânica, a variante SW tem três opções de motores a gasolina. Um é o 1.2 litro turbo, que pode entregar dois níveis de potência: 110cv ou 130cv. O outro é o 1.6 litro THP calibrado para gerar 156cv de potência a seis mil rotações e 24,5kgm de torque. Na Europa, a perua conta ainda com seis de motorizações diesel de 1.6 e 2.0 litros com forças entre 92cv e 150cv.

A transmissão pode ser manual ou automática, ambas de seis marchas.

Ao todo, meia dúzia de versões compõem a gama do 308 SW. A de entrada Access custa 22.450 euros – cerca de R$ 66 mil. Já a intermediária Allure começa em 25.050 – em torno de R$ 74 mil. Os valores terminam em 28.450 euros – o equivalente a quase R$ 84 mil pedidos pela configuração “top” Féline.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.