Black Friday 2021 deve movimentar mais de R$ 377 milhões em Minas Gerais
CDL acredita que, em Juiz de Fora, data deve ser a maior da história, mas faturamento ainda deve ser impactado pela inflação
A Black Friday de 2021, tradicionalmente realizada na última sexta-feira do mês de novembro, deve resultar no maior faturamento desde que chegou ao Brasil, em 2010. A projeção, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é que a data movimente R$ 3,93 bilhões no país. Só em Minas Gerais, a cifra deve superar a marca de R$ 377 milhões. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas em Juiz de Fora (CDL), a perspectiva é que a Black Friday no município seja a maior da história, superando as vendas verificadas em 2019, antes da pandemia. Ainda de acordo com a CNC, as vendas on-line e presenciais no Brasil devem crescer 3,8% em relação ao ano passado, mas diante dos efeitos da inflação, a data deve ter recuo de 6,5% no faturamento, pela primeira vez desde 2016.
Diante da expectativa de aumento nas vendas, os comerciantes aderiram à decoração chamativa para captar os clientes e prometem descontos atrativos. Para conseguir fechar um bom negócio, além de ficar de olho nas etiquetas, também vale ficar atento à forma de pagamento e tentar negociar, já que pagar no Pix ou no dinheiro, por exemplo, pode reduzir ainda mais o valor da compra. Na loja de moda Plus Size Ana Flor, no Centro de Juiz de Fora, os descontos nas peças variam de 20% a 30%, mas se o pagamento for feito em dinheiro, o cliente pode ter mais 10% de redução.
“Tudo depende da forma de pagamento. Se a pessoa quiser levar, por exemplo, muitas peças, nós conseguimos dividir em mais vezes, ou damos desconto se for à vista. Tudo é conversado. Como é uma loja pequena, a gente consegue ter esse diálogo e oferecer mais opções para o consumidor”, afirma a gerente Priscila de Souza.
O movimento observado na loja foi intenso desde o início da semana, mas é nesta sexta-feira que espera-se maior procura. “No ano passado, por exemplo, sexta e sábado foi o auge das vendas. Estamos com promoção desde segunda-feira e percebemos que, gradualmente, o movimento vai crescendo. Eu creio que esse ano vai ser melhor, possivelmente vai superar 2019, porque as pessoas querem muito comprar. Todo mundo estava em casa, por causa da pandemia, e como muita gente não estava vindo para a rua, agora os consumidores estão querendo voltar e comprar mais”, completa Priscila.
Na loja de sapatos Carmen Steffens, também no Centro, a aposta é em desconto fixo de 50% em todo o estoque. A gerente Gleiciane Magalhães explica que as promoções começaram antes desta sexta e vão continuar até domingo. Grande parte do movimento é de clientes que estão se antecipando com as compras de Natal. “Estamos percebendo que o movimento está bem intenso, o pessoal já está em clima de Natal, com as ruas bem cheias. Estamos tendo muita procura por presentes para o fim de ano.”
Com o aumento da procura antecipada, a expectativa é que as vendas superem as dos anos anteriores. “Queremos vender mais que em 2019, e eu acredito que vamos conseguir, porque o pessoal já está procurando muito antes da data. Também estamos saindo de uma pandemia, então as pessoas querem comprar mais.”
Maior Black Friday da história
A previsão de superar as vendas dos anos anteriores também é uma aposta da CDL, em Juiz de Fora. Segundo o presidente Marcos Casarin, a Black Friday deste ano deve ser a maior da história, principalmente porque os descontos não têm se concentrado apenas na sexta-feira. “Cada ano a data está crescendo mais, então a perspectiva é muito boa. As lojas já estão se preparando desde o dia 15 de novembro, algumas já reduziram os preços desde o início do mês. Antes, era praticamente só um dia de promoção, agora já tem um mês todo, isso alavanca bem as vendas.”
Apesar da antecipação da busca por presentes de Natal, Casarin aposta que o maior volume de compras ainda se concentra nos dias próximos ao Natal. “Mais que o Natal nós não vamos vender, porque ele continua sendo a maior data para o comércio. A confraternização e a troca de presentes é ainda maior. A Black Friday é, provavelmente, a quarta data que mais vende em Juiz de Fora, depois de Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais.”
Na rua, em busca de descontos
Os descontos têm agradado quem aproveitou o início da semana para adiantar as compras. Estefany dos Santos Corrêa pesquisou alguns preços no Centro e percebeu que a maioria das lojas estava com promoções vantajosas. “Encontrei produtos com valores muito bons. Eu comprei mais roupas, que era o que eu queria, e elas estão com bastante desconto agora. Vi que tem produto que era R$ 50 e foi para R$ 20, deu uma abaixada boa.”
A mãe dela, Maria de Lourdes Brás, acompanhou a filha nas compras antecipadas, mas vai voltar às ruas nesta sexta para levar para casa uma televisão. “Vou aproveitar que eu recebi e vou comprar uma televisão de 55 polegadas. Em algumas lojas, o valor foi para R$ 1 mil. Antes era R$ 3 mil. Promoção, pra eu levar, tem que ser assim.” A pesquisa de preço também vai ajudar a economizar nos presentes de Natal. “Eu já aproveito e compro presente para os meus netos e amigos, lembrancinhas. A gente tem que andar e olhar os preços. O bom é que dá pra ver na internet também, então a gente usa isso para garantir a economia.”
Quase 150 lojas com descontos nos shoppings
Os shoppings em Juiz de Fora também aderiram às promoções e devem ser responsáveis por atrair grande parte dos clientes. No Independência Shopping, a Black Friday vai até este domingo (28), com mais de 80 lojas participantes, e a promessa de redução em até 80% nos preços. As promoções serão nos setores de vestuário e calçados, beleza e cuidados pessoais, acessórios e alimentação, entre outros.
O Shopping Jardim Norte reúne mais de 60 lojas participantes, que prometem preços reduzidos e condições atrativas aos clientes, com anúncio de até 70% de desconto. Para oferecer maior comodidade nas compras foi desenvolvida uma vitrine virtual, com ofertas e condições das lojas para a Black Friday.
Apoio da Polícia Militar
A Polícia Militar de Juiz de Fora informou que estará realizando o policiamento ostensivo visando a preservar a ordem pública e a prevenção criminal, com atenção especial ao evento da Black Friday.
Procon realiza operação em pontos estratégicos
Para coibir atividades irregulares e garantir a segurança dos consumidores, o Procon JF realiza, durante esta sexta-feira, uma operação em pontos estratégicos da cidade. Durante todo o dia, equipes estarão disponíveis para atender a população através do “Procon móvel”, que ficará posicionado na Rua Halfeld. A gerente do Departamento de Apuração de Práticas Infrativas, Carla Marques, esclarece que o consumidor pode procurar diretamente o órgão caso encontre alguma irregularidade. “É importante que, para registrar uma reclamação, ele tenha alguma prova de que houve descumprimento ou publicidade enganosa. Para isso, ele pode printar o valor do produto, se a compra for on-line, ou guardar o encarte que possui a oferta. O consumidor também pode fazer uma denúncia, e uma equipe do Procon irá até o local para apurar eventual prática abusiva.”
Equipes de fiscalização também vão realizar visitas a estabelecimentos comerciais para verificar os preços que estão sendo praticados. Além do trabalho no dia da Black Friday, a atuação também é feita antes da data e continua após o dia de promoções. “Com dois ou três meses de antecedência, o Procon começa a fazer pesquisa de preço daqueles produtos que são mais comercializados, como geladeira, fogão, televisão e eletrodomésticos. O monitoramento é feito no sentido de apurar, posteriormente, se houve efetivamente a prática do desconto que é ofertado. No dia da Black Friday em si, a gente presta auxílio à população e visita diversos estabelecimentos comerciais para conferir qual é o preço na data e qual é a publicidade que está sendo praticada.”
Em um terceiro momento, o Procon solicita as notas fiscais dos produtos comercializados para fazer a conferência documental e confirmar se houve publicidade enganosa ao consumidor e falsos descontos ou se, de fato, o fornecedor ofertou produto abaixo do preço de mercado.
Sedecon também oferece orientação
O Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal realiza uma ação durante todo o dia para orientar e esclarecer os cidadãos sobre os riscos e os golpes que podem ocorrer durante a Black Friday. Os trabalhos serão realizados entre 9h e 17h, em frente à sede do Poder Legislativo, o Palácio Barbosa Lima, no Parque Halfeld. “Diante da crise pós-pandemia, o consumidor precisa pensar duas vezes antes de comprar, principalmente, porque, na virada do ano, a pessoa tem vários compromissos, como matrícula e material escolar, e impostos como IPVA e IPTU”, explica o coordenador do Sedecon, Eduardo Schröder.
70% dizem que vão comprar pela internet
São Paulo (AE) – Apesar da insegurança com ataques cibernéticos, sete em cada dez consumidores se mostram dispostos a aproveitar as promoções da Black Friday pela internet, mantendo a proporção registrada em 2020. Os números fazem parte de uma pesquisa da Boa Vista, divulgada nesta quinta (25). Cerca de 57% dos entrevistados disseram que se sentem inseguros em comprar pela web. Três em cada dez disseram que irão aproveitar as promoções em lojas físicas.
Uma das razões da insegurança, segundo a Boa Vista, está no aumento de pessoas que sofreram com fraudes em compras anteriores – são 37% em 2021, contra 27% em 2020. A principal fraude registrada foi o uso indevido do cartão de crédito por terceiros, com 45% das menções, seguido por golpe em casos de compras em sites falsos, com 26%.
Apesar disso, na comparação de 2020 com 2021, caiu de 22% para 12% o número de consumidores que não costumam fazer compras pela web. No entanto, 71% declararam que se sentem inseguros em fornecer dados pessoais (em 2020 eram 53%), e outros 29% dizem não saber identificar se um site é seguro ou não.
Ainda de acordo com o levantamento, o total de consumidores que tiveram problemas com compras na web no período passou de 49%, em 2020, para 53%, neste ano. Em 33% dos casos os problemas não foram resolvidos. As principais queixas foram de atraso na entrega, apontado por 36% dos entrevistados, produtos não recebidos (29%) e produtos danificados, 8%.
Para 67% dos consumidores que pretendem fazer compras, as oportunidades tendem a ser vantajosas, principalmente no que diz respeito aos preços. Quase metade dos entrevistados (48%) pretende aproveitar as oportunidades de descontos, enquanto 43% têm se planejado ao longo do ano para realizar a compra.
A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de questionário de autopreenchimento, encaminhado por e-mail, entre outubro e novembro de 2021. Contou com a participação de aproximadamente 600 consumidores de todas as classes sociais e regiões do país, inclusive aqueles que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%.
Queridinhos
Com 54% e 52% da preferência, os eletrodomésticos e os eletrônicos, respectivamente, continuam sendo as categorias mais procuradas na Black Friday. Em 2020, ambas registraram preferência de 47% e 44% dos consumidores, respectivamente. 63% dos entrevistados afirmaram que irão comprar produtos que ainda não possuem, 34% buscarão produtos que irão substituir outros já em uso e 3% pretendem adquirir lançamentos. O parcelado será a opção de 69% dos consumidores para pagamento na Black Friday deste ano, ainda segundo a Boa Vista. Entre eles, 38% utilizarão o cartão de crédito, 25% o cartão de débito e dinheiro e 12% optarão pelo Pix.
Aumento de preços
A pesquisa identificou ainda que 33% não farão compras nesta data. A principal razão está na percepção do aumento dos preços com 27% das menções, contra 16% em 2020 e 12% em 2019. O segundo motivo mais citado foi a desvantagem de comprar na data (21%), seguido por contenção de despesas (17%) e priorização de outras contas da casa (14%).